Joaquim Barbosa

Não faltaram boas imagens da votação de domingo passado,em todo o território nacional. Os candidatos vitoriosos, sorridentes , relaxados, com a alegria exalando por todos os poros.E os derrotados com ar sisudo,tristonho, escolhendo as palavras para explicar as razões do insucesso.Tudo de acordo com o velho ditado de que o rosto de quem perde não é igual ao de quem ganha.Prestei muita atenção em todas as boas imagens da campanha em São Paulo,captadas após a divulgação dos números que levaram José Serra, do PSDB, e Fernando Haddad, do PT, para o segundo turno.E fiquei impressionado com a aparencia fisica do candidato do PRB, Celso Russomano.Nem ele parecia acreditar na peça que as urnas lhe pregaram.Lider na maior parte da campanha, favorito nas pesquisas,batendo 35 por cento da preferencia dos paulistanos, Russomano encolheu em poucos dias.Muitos votos a ele prometidos migraram para as candidaturas de Serra e Haddad,principalmente,mas tambem de Gabriel Chalita e Soninha Francine.Ele não resistiu aos ataques simultâneos de Serra e Haddad, desconstruindo o perfil do provável administrador ideal para a cidade de São Paulo.E quando lhe tocou a vez de comentar o resultado do primeiro turno da eleição paulistana,Russomano não ajudou os jornalistas a entenderem o que de fato aconteceu .Tambem não disponho da melhor interpretação.Mas não foi bom para Russomano a colagem que fizeram às suas costas identificando-o como candidato ligado a uma igreja evangélica.Não se deve misturar politica com religião.

Celebridade

Mas a imagem que mais gostei,alem das que mostravam amigos meus vitoriosos nas eleições de Porto Alegre,foi a do ministro do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa,caminhando em direção a sua zona eleitoral.Impressionante a alegria das pessoas que reconheceram o relator do processo do mensalão ! Quem não tinha máquina fotográfica pedia uma emprestada para registrar o encontro com o ministro digno e corajoso,que se empenha no esforço para colocar o país no caminho da honestidade e da decência.Alegria como a de um supervisor da zona eleitoral localizada no clube Monte Líbano,manifestada na legenda da foto com o ministro divulgada em seu site:”Esse me dá orgulho de ser brasileiro !” Pode haver elogio maior para um homem público? Joaquim Barbosa,subitamente alçado à condição de celebridade, está colhendo o que plantou com humildade e coerencia.A corrupção não vai prosperar no país se existirem homens dispostos a combatê-la, como o ministro Joaquim Barbosa.Ele tem recebido criticas e, inclusive, se atritado verbalmente com alguns dos seus colegas . Tenho certeza,porém,que será um grande presidente da instituição,valorizando a imagem do Supremo Tirbunal Federal.Os brasileiros de todas as cores , religiões e partidos politicos,construtores de um Brasil melhor ,devem estar felizes com o merecido prestígio de Joaquim Barbosa.Se um dia ele for candidato à presidente da República pode,desde já, contar com o meu voto.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.