Ecologia, turismo e desenvolvimento sustentável

A difusão do turismo , desenvolvimento da fronteira  e preservação do meio ambiente

No Parque Internacional unidade para a difusão do turismo ecológico. Foto: DINA LEAL/AP

Ainda dá tempo de visitar a Unidade de demonstração de Turismo ( DOMO), no Parque Internacional onde permanecerá até o final do mês para visitação, das 8h as 18 horas. Conforme explicou Carmem Edit Mayano Martinez, professora de biologia, especializada em recursos naturais e do grupo de guias de trilha, de Rivera, a construção ecológica de lona plástica segue uma tendência mundial das construções em curvas, que são mais resistentes à chuva, ao vento e mais econômica por utilizarem menos materiais. No local, os visitantes recebem informações sobre o aquecimento global, matas e espécies nativas, principalmente pássaros. Os painéis com fotos mostram animais em seu habitat natural. Os mapas identificam as regiões da América Latina mais atingidas pelo aquecimento global, e mudas de espécies nativas comuns na fronteira dão uma ideia da diversidade da mata nativa. Durante a tarde, um filme relacionado à natureza é exibido, tendo como público alvo, os estudantes, turistas e população em geral.

A exposição e construção da unidade de demonstração de turismo (DOMO) é uma iniciativa Urb-al 3, de Portugal, atuando há 04 anos na região, desenvolve projetos co-financiados pela União Europeia, nos municípios de Livramento, Rivera, Alegrete, Quaraí e Rosário do Sul, em parcerias públicas e privadas Os programas estão relacionados à produção de lã e leite, por meio de cooperativa, difusão da cultura da fronteira, preservação da mata nativa e desenvolvimento do turismo. “Queremos desenvolver uma cultura do turismo”, observou Carmem Edit. Nesse sentido, observou que alunos das escolas de Livramento desconhecem a existência da APA do Ibirapuitã, por exemplo, que fica a poucos quilômetros da cidade. Até o final de 2012 os programas terão continuidade, e a partir do próximo ano, espera-se que se tornem autossustentáveis, disse. O objetivo das ações é a criação de novas fontes de renda, fortalecimento das já existentes e que estão relacionadas à valorização territorial, cultural e a proteção dos recursos naturais, beneficiando a população do Bioma Pampa. Nesse sentido, o turismo rural também é difundido. “Procuramos divulgar a fronteira e falamos para as pessoas que existe mais coisas, que apenas o turismo de compras”, salientou Marcela Cal, uma das parceiras do projeto. Para agendar visitas o contato pode ser feito pelo tel. 96621316.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.