Potencial de desenvolvimento e renda

Livramento recebe encontro para debater propostas de desenvolvimento turístico

Na sexta-feira, 31 de janeiro, Livramento recebeu secretários e representantes de municípios vizinhos para o encontro e oficina de Planejamento Participativo, promovido pela Setur-RS Secretaria de Turismo. 

Os encontros têm por meta a elaboração de planos estratégicos regionais de turismo. Trata-se de uma ação proposta pelo Plano de Desenvolvimento do Turismo, com validação do Programa RS mais Turismo. Os municípios que integram o programa são Alegrete, Barra do Quaraí, Itaqui, Manoel Viana, Quaraí, Rosário do Sul, Sant’Ana do Livramento, São Gabriel e Uruguaiana. 

Entre os participantes do encontro, estavam a secretária de Turismo, Denise Toledo. Em entrevista ao jornal A Plateia, ela falou um pouco sobre as expectativas do encontro e do programa. Na ocasião, foi abordado o conceito de turismo de compras que engessa a visão de quem vem à cidade e região de fronteira. “O grupo quer justamente mudar esse conceito e reunir os participantes para verificar as dificuldades e enxergar as possibilidades de outros atrativos. É objetivo elaborar um projeto e um plano de ação e, assim, organizar o nosso turismo. Acreditamos que, com o fortalecimento de todas as cidades, a gente sai ganhando e poderemos transformá-la num potencial turístico perene”. 

PONTOS TURÍSTICOS

Participantes Régis Cunha, Denise Toledo e Vera Reis: o objetivo é fomentar o turismo local

A Plateia: Quais as potencialidades turísticas da cidade e como melhorá-las?
Secretária: “Nossos pontos turísticos compreendem a Estação Cultura, um espaço integrado de cinema e espaço cultural com galeria, sala de exposições e projeção. Outro projeto iniciado em parceria com a UNIPAMPA é a Ferradura dos vinhedos. Além da própria visitação, estamos trabalhando o desenvolvimento das pessoas na localidade, estimulando-as a desenvolver a culinária voltada para o turista e gerar mais uma fonte de renda”.
“Temos também o Parque Internacional, que precisamos melhorar. O evento da troca das bandeiras é um ato turístico, que merece mais atenção e pode ser potencializado. Temos o cerro de Palomas, que pode se tornar um atrativo turístico se melhor explorado”.

 

 

DIFICULDADES
A Plateia: O que precisa ser feito para tornar esses lugares mais conhecidos?
Secretária: Queremos facilitar a visitação do turista, isso é muito importante. Como chegar lá? Para isso, precisamos melhorar a infraestrutura, criar parcerias com o setor privado e o setor hoteleiro. Outra ação importante é a qualificação das pessoas. A Secretaria está, inclusive, oferecendo cursos de inglês e espanhol, capacitação em atendimento.

POR QUE INVESTIR?
A Plateia: Por que é importante o investimento?
Secretaria: Precisamos desenvolver este olhar porque tudo isso gera divisas para a região.

O ENCONTRO
Para participarem do evento, a Secretaria de Turismo enviou convite para representantes locais de vários setores de economia, comércio, instituições privadas, guias turísticos, ensino e outros.

Dentre os participantes, estava a secretária Denise Toledo, o coordenador do grupo, Régis Cunha, que veio da cidade de Quaraí, a guia do centro Estação Cultura, Vera Reis, representantes das cidades de Uruguaiana, Rivera e da UNIPAMPA e mais os facilitadores da Oficina, enviados da Setur-RS.

Em palavra para A Plateia, Vera Reis comentou: “A antiga estação férrea, hoje Estação Cultura, foi reformada e atualmente trabalhamos com o turismo e a história de Livramento. A estação recebe muito a visita de escolas, e conta com sala de cinema e galeria para produção de artes. As expectativas para a reunião é fortalecer o turismo das cidades participantes e ajudar a se organizarem. Esse evento faz parte de um grupo de governância regional, e a ideia partiu de uma reunião em maio de 2013, com a secretária Abgail Pereira. Um dos objetivos é fortalecer o grupo para que a gente possa pleitear recursos para os programas já existentes”.

O encontro aconteceu durante todo o dia, no auditório da 19ª Delegacia de Ensino na Rua Duque de Caxias, das 9h às 18h. Os participantes debateram, conversaram e discutiram propostas e pretendem levar as ideias de desenvolvimento da teoria para a prática.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.