Encontro de ACIs colocará em pauta a infraestrutura para o desenvolvimento

A 7ª edição do evento abordará gargalos nas áreas de turismo, serviços, segurança, estrutura aeroportuária e de rodovias, e ainda os aspectos econômicos na faixa de fronteira

Diretores da ACIL definiram, nesta segunda, a pauta do encontro que acontece em outubro

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Livramento-ACIL, Sergio Oliveira, reafirmou que o Encontro de ACIs busca intensificar, a cada edição, o debate em torno de problemas pontuais relacionados com o desenvolvimento econômico e social. “Elegemos a questão de nossa relação, como comunidade fronteiriça, com os efeitos da formação do bloco do Mercosul, buscando identificar como ele nos afeta e, principalmente, como poderemos transpor barreiras concretas que nos impedem de colher os frutos das políticas de integração com os países do Cone Sul”, explicou.

Segundo ele, o tema macro do 7° Encontro de ACIs, que é “Fronteiras do Mercosul”, foi definido no ano passado. “Quando nos reunimos para fazer a costumeira avaliação sobre o evento, percebemos que os debates que se formaram em torno da questão dos free shops, que foi a temática do 6° Encontro, precisavam ser ampliados, até pelo interesse que despertaram nos participantes e em todos nós, organizadores do evento”, relata Sergio Oliveira.

Durante um painel, que teve como mediador o jornalista Rogério Mendelski, e que contou com as participações do senador uruguaio Tabaré Viera, dos deputados federais Jerônimo Goergen e Marco Maia, do deputado estadual Frederico Antunes e do então prefeito de Uruguaiana, Sanchotene Fellice, foram debatidos na época os diversos aspectos da luta pela aprovação da lei dos free shops. No meio do debate, surgiram questões inerentes ao funcionamento do Mercosul e às dificuldades enfrentadas pelas comunidades de fronteira e, especialmente, os comerciantes das localidades limítrofes.

A pauta para o 7° Encontro de ACIs vinha sendo debatida há várias reuniões, e foi definida no encontro semanal da diretoria da ACIL, na manhã de ontem. “Salvo pequenas alterações, que ainda podem ocorrer, em virtude das agendas dos palestrantes convidados, o nosso evento já está definido e, mais uma vez, temos certeza, abordando temáticas que muito poderão contribuir para o desenvolvimento local. Esperamos que o Encontro de ACIs ajude os colegas empresários das outras cidades que vêm à Fronteira e também sirva como motivação e apoio a todos nós, empresários e lideranças administrativas de Livramento”, destacou.

O 7° Encontro será realizado nos dias 18 e 19 de outubro. Como painelistas, foram convidados o ex-prefeito de Gramado, Pedro Bertolucci; o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski; o diretor do Grupo RBS, Eduardo Smith; o coordenador do Fórum de Infraestrutura e Logística da Agenda 2020, Paulo Menzel; além de uma representação do grupo Icatu na área de economia. Para mediador, mais uma vez, foi convidado o jornalista Rogério Mendelski.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.