Encontro de ACIs aponta necessidade de legislação especial para a fronteira

Debate “Fronteiras do Mercosul” reuniu grandes especialistas brasileiros

Painel reuniu significativo público, na manhã de sexta-feira, no Centro de Eventos Verde Plaza

Com a coordenação do deputado estadual Frederico Antunes; o ex-prefeito de Gramado, Pedro Bertolucci, criador do Natal Luz; o coordenador de infraestrutura e logística da Agenda 2020, Paulo Menzel; e o presidente da Confederação Nacional de Municípios-CNM, Paulo Ziulkosky; debateram, durante toda a manhã da última sexta-feira, os gargalos e também os caminhos mais viáveis para os municípios de fronteira. O debate, realizado durante o painel Fronteiras do Mercosul, fez parte da programação do 7° Encontro Internacional de ACIs, evento promovido pela Associação Comercial e Industrial de Livramento-ACIL, com apoio da Federação das Associações Comerciais do Rio Grande do Sul-Federasul, com o objetivo de promover a integração e troca de experiências entre os integrantes de entidades empresariais gaúchas e de outras localidades.

Empresários de várias cidades foram recebidos com churrasco

No painel Fronteiras do Mercosul, especialistas em diferentes áreas estratégicas debateram os problemas e alternativas para o desenvolvimento econômico e social dos municípios localizados na faixa de fronteira, especialmente diante dos efeitos negativos provocados pelos negócios realizados sob o amparo do Mercosul. A pedido da ACIL, o empresário Oscar Mário Bentancur apresentou uma contextualização do problema, demonstrando os prejuízos que as fronteiras registraram especialmente nos campos econômico e social. O público presente ao evento, realizado no salão do Centro de Eventos Verde Plaza, também opinou sobre o tema. Restou evidente, dos pronunciamentos dos painelistas e também das opiniões do público, que os principais problemas estratégicos das cidades de fronteira têm como causa a falta de uma legislação específica para essas regiões.

O encontro contou com a assistência de representantes de entidades empresariais de todo o Estado, bem como estudantes (entre os quais alunos do curso de Administração do Pronatec) e empresários e profissionais liberais de Livramento. No fim dos debates, a coordenação dos trabalhos foi assumida pelo próprio presidente da ACIL, Sergio Oliveira. O 7° Encontro Internacional de ACIs começou na quinta-feira à tarde, com a realização da reunião de interiorização das diretorias da Federasul, que reuniu vice-presidentes regionais e representantes de diversas entidades empresariais gaúchas. À noite, no Solar Dom Pedro, no bairro Industrial, aconteceu o jantar-show de abertura oficial do evento, que contou com locução de abertura a cargo do vice-presidente da ACIL e vice-presidente regional da Federasul, Victor Hugo Fialho, um dos principais responsáveis pela organização e realização do Encontro de ACIs. O presidente da ACIL, Sergio Oliveira, em nome das várias entidades representadas no encontro, fez a entrega de uma placa ao deputado estadual Frederico Antunes, em reconhecimento pelo trabalho que ele vem desenvolvendo na luta contra a cobrança do chamado Imposto de Fronteira e pela implementação definitiva da lei dos free shops nas cidades de fronteira.

O ponto alto do jantar de abertura foi a apresentação do pianista Rodrigo Soltton, um dos mais destacados nomes da música instrumental gaúcha, que encantou o público com boa música e presença de palco. No encerramento do evento, os visitantes foram brindados com um churrasco de integração, preparado pelo gourmet Nasser Zeidan, que assou saborosíssimos cordeiros à moda típica da Fronteira.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.