Saiba como é tratado o Grande Campeão do Freio de Ouro

Cleber Rodrigues Esteriz é o responsável por cuidar do Balaqueiro do Nonoai – o grande campeão do Freio de Ouro 2012 – Categoria Macho na Expointer. Esteriz revelou que não há muito mistério para cuidar do animal. “O mais importante é lembrar que o homem tirou o cavalo do seu habitat natural. É recomendável levar ao piquete o maior número de vezes possível. O cavalo precisa muito do campo”, disse. Esteriz também contou que o Balaqueiro do Nonoai faz três refeições por dia. O animal está sendo preparado para a reprodução, que inicia na segunda-feira. Portanto, precisa de uma alimentação muito consistente, à base de ração e pastagem, segundo o cuidador. No caso da Expointer, o cavalo também precisa de muita água para evitar o estresse acarretado pela interação com um público grande. “Temos que estar sempre de olho para o pessoal não abrir o espaço. Não dá para deixar o pessoal mexer nele. O cavalo fica muito estressado com todo esse movimento. Escovamos ele também”, resumiu Esteriz. O Balaqueiro do Nonoai está no pavilhão da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Crioulo na Expointer. Ele participou do Freio de Ouro pela segunda fez. No ano passado, obteve a quarta colocação na competição. 

Bovinos

O foco dos cuidados com animais bovinos é maior em relação a higiene, mas é mais simples que dos equinos. De acordo com Jorge Luiz Vergara, capataz da Fazenda Coxilha das Figueiras de Nova Santa Rita, a limpeza tem que ser feita continuamente. Outro cuidado essencial, segundo Vergara, é para o touro não escapar ou que seja levada pelos visitantes. “Temos que estar de olho para não saia ou seja tirado daqui”, sintetizou. A Fazenda Coxilha das Figueiras foi agraciado com o prêmio Reservado da Expointer na Raça Tabapuã. O touro, chamado de Barão, de 898 quilos, já havia sido Grande Campeão no ano passado.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.