Recém instituído, Núcleo Renafro realiza o 1o Ações em Saúde dia 26

O Núcleo da Rede Nacional de Religiões Afro-brasileiras e Saúde Rio Grande do Sul (Renafro Saúde RS) esteve promovendo uma capacitação para as lideranças religiosas, a fim de que atuem junto às suas comunidades, cidades e, também, em nível estadual, combatendo as desigualdades no serviço público e questões afins dos religiosos de matriz africana.

A informação é de Felipe Bitencourt, servidor público municipal que coordena o Núcleo Renafro/RS Livramento, que destaca que dessa forma será possível o fortalecimento das ações em prol da saúde pública dessas comunidades, assim como atuar nos conselhos, comitês, fóruns, a partir do que rege a Declaração de Direitos Humanos, o Estatuto da Igualdade Racial e o Programa Nacional Contra a Intolerância Religiosa, tendo como colaboradores de vital importância a Secretaria de Saúde do Município/Coordenação Municipal DST/AIDS/Hepatites/Coordenadoria da Mulher e religiosos de matriz africana.

“A mesa de abertura contou com a presença do prefeito Wainer Machado, a enfermeira Claudia Rubim; da Coordenadoria da Mulher, Nina Fola, da Renafro e mãe Ana da Cigana, representando os religiosos locais e a comissão de organização da capacitação” – cita Bitencourt. O evento contou com a presença de 69 pessoas, entre estudantes, pesquisadores, vivenciadores de religião africana, profissionais de saúde, Pais e Mães de Santo de Sant’Ana do Livramento, Rivera e Artigas-Uruguai.

“Foi travado um forte debate sobre questões como a intolerância religiosa, racismo institucional, políticas públicas voltadas para os praticantes de religiões africanas. Como proposta da capacitação, tivemos ao fim do encontro, a formalização do Núcleo da Renafro santanense” – refere Bitencourt. Ele destaca que as reuniões foram definidas para todos os sábados à tarde, com a finalidade de articular atividades, tais como o evento Ações em Saúde dentro dos Centros de Umbanda, que se realizará no dia 26 de agosto, no Centro de Umbanda Fraternidade Reino da Mãe Iemanjá, localizado na rua Severiano da Fonseca, n° 97, das 14h às 18h. Serão disponibilizados à população serviços de saúde, como exames de VDRL (Sífilis) /HIV/Hepatites, verificação de pressão arterial, distribuição de material informativo, teste de HGT (glicose). Os apoiadores são a Escola Instituto Livramento, o Laboratório Marques Alves, Secretarias de Obras e de Trânsito e Serviço Social da Indústria (Sesi).

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.