Núcleo Renafro faz sua primeira ação no município

Serviços de saúde foram disponibilizados à população 

Integrantes do Núcleo Renafro de Santana do Livramento

A coordenação do Núcleo Renafro de Sant’Ana do Livramento realizou na tarde de ontem a primeira ação do grupo. Uma mateada foi preparada para receber moradores da Severiano da Fonseca, no Centro de Umbanda Fraternidade Reino da Mãe iemanjá. Na oportunidade os visitantes e moradores tiveram à disposição serviços de saúde como exames de VDRL (Sífilis) /HIV/Hepatites,

Medição de glicose e pressão foi um dos serviços disponibilizado na tarde de ontem

verificação de pressão arterial, distribuição de material informativo e teste de HGT (glicose). Os apoiadores são a Escola Instituto Livramento, o Laboratório Marques Alves, Secretarias de Obras e de Trânsito e Serviço Social da Indústria (Sesi).

Conforme integrantes da coordenação do núcleo Felipe Bitencurt, servidor público municipal, e Ana de Xangô o núcleo tem a finalidade de promover ações de prevenção e promoção de saúde realizada pelos terreiros e de propor a construção de estratégias de interlocução entre terreiros e SUS. “Esta é a nossa primeira atividade, mas estaremos a partir de outubro, todos os sábados à tarde articulando ações dentro de centros de umbandas de nosso município. Outra integrante atuante é Carmem Silva que destacou a importância do grupo para a comunidade dos terreiros. “ Esse núcleo com certeza irá contribuir com o combate à discriminação de que são vítimas os proprietários e frequentadores destes espaços e as ações com certeza irão diminuir ocorrências graves de doenças. É uma forma encontrada de prevenir doenças nos terreiros e nas pessoas que frequentam as casas de religião”- falou.

“Queremos promover uma aproximação dos proprietários de terreiros que são líderes; a fim de realizar o programa, que vai atuar nas comunidades juntamente com o poder público, atuar na intolerância racial e religiosa, batalhando por garantir os direitos de todos” – falou Felipe. Mais informações podem ser obtidas pelos fones: 84179733, de Ana de Xangô e 96743380, Felipe.

 

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.