Município contrata profissionais médicos para atender gestantes

Secretária Érika Zanini de Andrade confirmou reinício do atendimento

Secretária da Saúde confirma início dos atendimentos de pré-natal a partir de 3 de fevereiro

Ontem pela manhã, o prefeito em exercício Edu Olivera e a secretária Érika Zanini de Andrade, da Saúde, confirmaram a retomada do atendimento ginecológico e obstétrico na rede municipal para pacientes do Sistema Único de Saúde (Sus). Quatro profissionais médicos especializados na área foram contratados por três meses, como medida emergencial, segundo deixou claro a titular da pasta de Saúde. Cada consulta custará aos cofres do município a importância fixa de R$ 35,00, já sendo estabelecidas, na minuta de contrato, 440 consultas de pré-natal e 80 de ginecologia.

“Não é o ideal, pois nossa necessidade é de 710 consultas por mês, o que é preconizado, inclusive, pelo Ministério da Saúde, mas precisávamos equalizar essa necessidade e, na verdade, nosso desejo era de que ocorresse a fidelização da gestante ao médico, como orientam os procedimentos; mas ainda chegaremos a essa condição” – resume Érika Zanini de Andrade, deixando clara a preocupação de dar continuidade aos encaminhamentos necessários para estabelecer o serviço de pleno, após findar o contrato, que é válido por três meses.

A secretária, após ter se reunido por várias vezes e mantido diversos contatos durante a negociação com os quatro médicos, conseguiu prover solução para a falta de atendimento, tema de preocupação e constantes reclamações da comunidade local. Érika também informou que o atendimento vai se dar em forma de referências, a partir de 3 de fevereiro. Primeiro, conforme ela, foi definido o atendimento pré-natal e, ainda nesta semana, será estabelecida a escala de atendimentos na área de ginecologia.

“Passamos a ter consultas no período da tarde e toda a rede foi mobilizada para melhorar a estrutura para o acolhimento das gestantes. A estrutura na sala de atendimento do PAM, na Manduca Rodrigues, foi adequada, pois nossa finalidade é que as gestantes e os profissionais do atendimento se sintam bem” – disse a secretária.

Érika Zanini de Andrade é enfática ao manifestar que a situação está longe do que ela pretende para a saúde em Livramento, afirmando que haverá, também, capacitação para equipes de enfermagem no setor. 

Atendimento

Eloy Domingues Davila, Feliciano de Freitas Neto, Angelo Moreira e Danie Basaldua Machado Ferreira são os profissionais da medicina, na área de obstetrícia e ginecologia, que prestarão os atendimentos.

As gestantes da região do Prado e Vila Real receberão atendimento na unidade do Prado; enquanto aquelas residentes no Planalto e Simon Bolívar serão atendidas no PAM da Manduca Rodrigues. Gestantes do Wilson-Caic e Tabatinga terão atendimento no Armour, enquanto usuárias do SUS do centro da cidade serão atendidas na Unidade Sanitária Dr. Carlos Ivoney Moreira Guedes, na Daltro Filho – que também é a referência para a gestação de alto risco.

 

Horários

Os horários de atendimento para as gestantes no acompanhamento pré-natal, confirmados pela Secretaria da Saúde, são os seguintes:

- Segunda, 3 de fevereiro – inicia atendimento no PAM, a partir das 13h30;

- Terça, 4 de fevereiro – atendimento na Unidade Sanitária Ivoney Guedes, a partir de 8h, no Armour e no Prado, a partir de 13h30;

- Quarta, 5 de fevereiro – atendimento no PAM, a partir das 13h30;

- Quinta, 6 de fevereiro – atendimento na Unidade Sanitária a partir das 8h, bem como às 13h30, valendo o horário da tarde para o Armour e o Prado.

Agenda

A titular da Saúde em Livramento esteve em Porto Alegre, na Secretaria Estadual da Saúde, revelando ter tido muito boa acolhida, especialmente no Departamento de Ações em Saúde, coordenado pela diretora Sandra Fagundes; de onde, inclusive, provém a indicação de Érika para a função em Livramento. Os temas tratados pela secretária de Livramento em todos os setores da pasta são afetos diretamente a questões inerentes, sobretudo no que tange a promover melhorias nessa área, bem como, inclusive, em questões pertinentes à assistência hospitalar. Os detalhes em relação a esses contatos e às ideias que estão se formatando serão revelados a posteriori pela secretária Érika, uma vez que ela está de partida para Brasília, onde vai participar do acolhimento nacional aos secretários de Saúde. Na quinta, 31, e na sexta, 1º de fevereiro, Érika Zanini de Andrade participará, na capital federal, de uma série de articulações e contatos em âmbito de governo federal, especificamente com foco na saúde brasileira.

O compromisso em Brasília, inclusive, impedirá a participação da secretária Érika no contato com o secretário Ciro Simoni, titular estadual da Saúde, agendado pelo vereador Gilbert Gisler para a quinta-feira.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.