Implantação do sistema Infopen/RS é tema de encontro na cidade

Encontro reuniu representantes de todas as cidades que compõem a 6ª região penitenciária

A partir da esquerda: Ricardo Viar, Cristiane Nogueira, Eleida Guimarães, Anderson Prochnow, Sandra Severo,
Marliane Stock, Nelson Rahmeier, Lilian Flores e Caue Rodrigues

Foi realizada, nesta quinta-feira, uma reunião com todos os multiplicadores que participaram do treinamento na divisão de controle legal no órgão central da Susepe.

O objetivo do encontro foi reunir pessoas treinadas com seus chefes imediatos e demais colegas de trabalho e expor mais uma vez a importância do projeto. Os funcionários da Susepe têm 45 dias para treinar os demais servidores, para que o projeto piloto do programa seja posto em prática. “A partir do dia 10 de março de 2013, o Sistema Infopen/RS estará implantado e funcionamento em todos os estabelecimentos do RS”, destaca Anderson Prochnow.

O sistema Infopen/RS será um sistema único e oficial da Susepe, no qual o cadastro de todos os apenados serão alimentados em um único sistema, que poderá ser acessado de qualquer computador interligado à rede Susepe. Essas informações poderão ser acessadas pelo Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública e demais órgãos institucionais do Estado. 

Indicações 

Foram indicadas seis pessoas da 6ª Região Penitenciária Regional de Sant’Ana do Livramento, que abrange o Instituto Penal de Uruguaiana, a Penitenciária Estadual de Sant’Ana do Livramento, a Penitenciária Modulada Estadual de Uruguaiana, o Presídio Estadual de Alegrete, o Presídio Estadual de São Borja, o Presídio Estadual de Dom Pedrito, o Presídio Estadual de Itaqui, o Presídio Estadual de Lavras do Sul, o Presídio Estadual de Quaraí, o Presídio Estadual de Rosário do Sul, o Presídio Estadual de São Gabriel e o Presídio Regional de Bagé, para serem as multiplicadoras deste conhecimento. Elas têm conhecimento do sistema, e foram treinadas, ficando aptas, a partir deste momento, a passar o seu conhecimento para seus colegas da casa prisional e demais casas prisionais da 6ª região.

Já Caue Rodrigues, da DTI-Susepe, esteve no local para divulgar a parceria com o Núcleo de Controle Legal, Núcleo de Pesquisa do Interior e Procergs, na questão da renovação do treinamento dos multiplicadores e também apresentar um pouco dos projetos a serem inseridos na 6ª região penitenciária.

Existem, atualmente, dois sistemas que gerenciam a questão dos presos, um deles desenvolvido no ano de 1987 e o sistema desenvolvido no ano de 1998, que é o Infopen. Eram dois sistemas paralelos, com funções semelhantes. Há cinco anos está sendo desenvolvido um projeto que visa à unificação dos sistemas. “Depois de muito trabalho, os sistemas foram unificados e chegamos hoje ao sistema Infopen/RS. Todo o sistema que era feito em forma de duplicidade, será agora executado apenas uma única vez, de forma mais rápida e ágil”, destaca Caue.

Sistema é Referência 

O atual sistema Infopen já é tido como referência. “Representantes de estados como Bahia, Espírito Santo e outros estados do Nordeste estiveram no Rio Grande do Sul para ver como é feita a movimentação e cadastramento e utilizaram o programa como referência para que fosse criado um sistema em seus estados de origem”, completa Caue. A partir de 13 de agosto, será realizado um projeto piloto com o programa na cidade de Viamão, no presídio central e no órgão central da Susepe. “A partir deste piloto, serão finalizadas todas as questões de erro no sistema, que será implantado em todo o Estado. Não será necessário o recadastramento da população carcerária no novo sistema. As informações existentes nos sistemas em execução atualmente serão migradas para o novo sistema, o Infopen/RS”, concluiu. A 6ª Delegacia Penitenciária Regional – Sant’Ana do Livramento é coordenada pelo Delegado Nelson Rahmeier.

LEONARDO SILVEIRA

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.