Mais de 4 mil estudantes visitaram o Planeta do Saber

Estrutura permaneceu montada na quinta e na sexta-feira, no ginásio de esportes do Colégio Estadual, que recebeu alunos e professores  

Teatro Multimídia, preparado pelo atores que integram a companhia que percorre todo o Rio Grande do Sul, foi a grande atração da edição do projeto Planeta do Saber, na quinta e sexta-feira, em Sant’Ana do Livramento

Foram dois dias de completa interação entre público e mentores do projeto que está percorrendo diversas cidades gaúchas e que chegou também a Sant’Ana do Livramento, área de concessão da AES Sul, distribuidora de energia elétrica, que foca a sustentabilidade como ferramenta fundamental para as modificações pretendidas, e necessárias, para o futuro do planeta. Durante dois dias, quinta e sexta-feira, o ginásio de esportes do Instituto de Educação Professor Liberato Salzano Veira da Cunha, o colégio Estadual, foi o abrigo do projeto, que montou uma grandiosa estrutura especialmente preparada para receber alunos e professores das escolas da cidade. No local, os estudantes tiveram a oportunidade de visitar o espaço ciência, local dedicado à apresentação de experiências simples, mas que têm a capacidade de converter a visualização em exemplos práticos por aqueles que foram escolhidos para servir como multiplicadores das boas ideias relacionadas à sustentabilidade, os estudantes. De acordo com a coordenadora do projeto, Paula Boscato, o laço entre a AES Sul através do Planeta do Saber e do Teatro Multimídia, e as comunidades, torna-se cada vez mais firme. “É fundamental levar esse projeto para localidades consideradas distantes dos grandes centros, uma vez que muitas crianças não teriam acesso a esse tipo de informação com uma quantidade tão grande, e ao mesmo tempo simplificada, de ferramentas com o poder de esclarecer uma série de questionamentos. A nossa ideia é levar o projeto para as 39 cidades que a AES Sul atende. Sabemos que a criança é uma agente transformador e vai levar para casa as ideias de separação do lixo, economia de água e de energia elétrica e, assim, fazer com que essa ideia de ter um mundo mais equilibrado e sustentável se torne cada vez mais presente nas vidas das famílias. 

O projeto 

De maio a julho de 2012, o Projeto AES Sul na Comunidade percorreu 14 municípios do Estado, reunindo estudantes e educadores da rede pública de ensino em ações de educação ambiental para o uso adequado da energia elétrica e os temas transversais água, lixo e mobilidade urbana, ligados à sustentabilidade nas cidades. Foram realizadas 54 apresentações do teatro multimídia “O Inspetor Intergaláctico” e o mesmo número de exposições do Espaço Ciência – denominados Planeta do Saber – para um público de 34.400 pessoas (entre estudantes e professores).

Aos educadores, foram reservados três encontros chamados Seminários Regionais em Santa Cruz do Sul, São Leopoldo e Sant’Ana do Livramento, com a participação de 1.300 professores. Nos seminários, além da vivência do Planeta do Saber, foram realizadas 21 oficinas multidisciplinares, que promoveram discussões, reflexões e práticas sustentáveis, a partir dos temas energia elétrica, água, lixo e mobilidade urbana.

Assim como Livramento, que recebeu o seminário regional no mês de junho, a cidade de São Borja se prepara agora para sediar mais uma etapa do projeto. Na cidade, o seminário regional está previsto para acontecer no dia 7 de agosto.

Cleizer Maciel
cleizermaciel@jornalaplateia.com 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.