Candidatos têm até sexta-feira para comprovar informações do PROUNI

Estudantes aprovados na primeira chamada do programa devem comparecer pessoalmente, portando a documentação exigida

Iara Cristine Brum Lappe, Pró-Reitora do campus Sant’Ana do Livramento da URCAMP

Foi divulgada pelo Ministério da Educação-MEC, na manhã da última segunda feira, 20, a primeira lista de selecionados pelo PROUNI-Programa Universidade para Todos, que dá direito a bolsas de estudo integrais e parciais em universidades particulares de todo o Brasil. Os aprovados deverão apresentar a documentação na universidade em que conseguiram a bolsa até sexta-feira, 24. Caso sobrem bolsas, será realizada uma segunda chamada no dia 3 de fevereiro. 

Neste ano, a URCAMP Livramento está disponibilizando, através do programa, 44 bolsas integrais, sendo 10 para Administração, 10 para Direito, 6 para Engenharia Civil, 8 para Ciências Contábeis e 10 para Ciências Biológicas – para estes dois últimos existe o quesito de formação. Iara Lappe, pró-reitora do campus da URCAMP em Livramento, destacou a importância de o candidato ir com antecedência à universidade, pois, segundo ela, o aprovado precisa realizar um cadastro e a verificação das informações, o que torna o processo demorado. “Cada cadastro dura em torno de 40 minutos. Nós indicamos que os estudantes compareçam com antecedência, até porque, na falta de algum documento, há tempo para buscá-lo”. 

Iara ainda informa que o candidato deve ir pessoalmente até a universidade. “Os estudantes aprovados devem vir pessoalmente para fazer a comprovação das informações, para no fim, declarar que todassão verdadeiras. Isso vale, inclusive,para quem reside em outra cidade”. 

Documentos Necessários

Os candidatos devem comparecer à universidade portando Documento de Identidade; comprovante de residência (caso o comprovante não esteja no nome do candidato, é preciso também uma declaração autenticada do titular do documento); negativa do DETRAN declarando que o estudante não possui veículos em seu nome; comprovante de renda de no máximo 1,5 salários per capita; histórico escolar ou declaração de conclusão do Ensino Médio pelo ENEM.

O Prouni

É um programa do Ministério da Educação, criado pelo Governo Federal em 2004, que concede bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições privadas de ensino superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros, sem diploma de nível superior.

Podem participar do programa estudantes egressos do Ensino Médio da rede pública, ou da rede particular na condição de bolsistas integrais da própria escola; estudantes com deficiência; professores da rede pública de ensino do quadro permanente que concorrerem a cursos de licenciatura – nesse caso não é necessário comprovar renda.

Para concorrer às bolsas integrais, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais (50%), a renda bruta familiar deve ser de até três salários mínimos por pessoa.
Este ano, o Prouni recebeu 1.259.285 candidatos. Segundo balanço divulgado pelo Ministério da Educação, o número de inscrições chegou a 2.424.354, pois cada estudante poderia fazer até duas opções de instituição e curso. O prazo para manifestar interesse no programa federal terminou na última sexta-feira, 17.

O Prouni oferece bolsas de estudo de quase R$ 8 mil em faculdades particulares do país. Segundo o MEC, nesta edição, estiveram disponíveis 191.625 bolsas, sendo 131.636 integrais (o governo paga 100% da mensalidade) e 59.989 parciais (50%).

As bolsas integrais são colocadas à disposição dos candidatos com renda familiar bruta mensal per capita de até 1,5 salário mínimo. Para as bolsas parciais, o valor da renda familiar deve ser de, no máximo, três salários mínimos.

Vestibular de Verão

Os estudantes que prestaram, o vestibular da URCAMP, no dia 15, têm de 27 a 31 de janeiro para realizar a matrícula junto à instituição. No dia 24 de fevereiro,a universidade irá abrir um novo processo seletivo. Mais informações podem ser obtidas no site da instituição: www.urcamp.tche.br.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.