Jovens escolhem cursos que Livramento não disponibiliza na rede de ensino superior privada e pública

Estudantes que pretendem ficar em Sant’Ana do Livramento optam por ficar ao lado da família e dos amigos

Turma do 3º ano da Escola Estadual General Neto, do turno da tarde

Há vinte anos, se um jovem pretendesse cursar o ensino superior, era impossível pensar em ficar em Sant’Ana do Livramento depois de concluir o Ensino Médio. A grande maioria migrava para Santa Maria, Pelotas e Porto Alegre, até porque na época não havia universidades privadas e públicas na proporção que existe hoje, em Livramento.

Turma da Escola Estadual Professor Liberato Salzano Vieira da Cunha

Mas dentro da realidade atual, a reportagem de A Plateia realizou uma pesquisa em duas escolas públicas da cidade: Escola Estadual de Ensino Básico General Neto e Escola Estadual Professor Liberato Salzano Vieira da Cunha, sobre as expectativas dos jovens que estão cursando o último ano do ensino médio e seus objetivos para o futuro profissional. As duas escolas possuem projetos e atividades diretamente ligadas à preparação para o Enem e para os vestibulares

Foi constatado que ainda há um significativo êxodo educacional, principalmente de jovens que optam por cursos não disponibilizados em Livramento, tais como medicina, enfermagem, assistência social, jornalismo, E.S.A (Escola de Sargento do Exército) e química. Mas também há aqueles que pretendem ficar em Sant’Ana do Livramento, e uma das razões principais é a chance de ficar ao lado da família, dos amigos e, principalmente, pelos baixos custos na aquisição de um nível superior de ensino.

 

Turma do 3º ano da Escola Estadual General Neto, do turno da manhã

A reportagem conversou com seis jovens, e as entrevistas viraram debates, até porque na Escola Estadual General Neto houve a participação de todas as turmas do terceirão, pertencentes aos turnos da manhã e tarde. Dos 6 entrevistados, 4 têm intenções de cursar ensino superior em outras cidades e 2 pretendem estudar em universidade pública ou obter, através de classificação do Enem, o ingresso em universidade privada.

 

 

 

 

 

 

Carla Thais Rodrigues Vieira 16 anos – Escola  Estadual Professor  Liberato Salzano  Vieira da Cunha. “Eu pretendo adquirir o máximo de conhecimento e, atualmente, faço um curso técnico profissionalizante de eletricidade predial e de inglês. Quero fazer o ENEM e obter uma boa média para concorrer a uma vaga no curso de Direito da Unipampa, por ser uma universidade pública e depois tentar também na Urcamp. Não pretendo sair de Livramento, até porque tem Direito aqui, fico perto da minha família e ao lado dos meus amigos”.

 

 

 

 Herick Bastos Rodrigues 16 anos – Escola Estadual Professor Liberato Salzano Vieira da Cunha.
“Minha expectativa para esse ano é ter uma boa preparação e me esforçar nos estudos, para que eu tenha uma boa classificação no Enem e ingressar numa universidade pública. Quero cursar Administração na Unipampa. Não tenho nenhuma intenção de sair de Livramento, pretendo cursar aqui, tenho um grande amor à família, à cidade e aos amigos”.

 

 

 

Clarissa Silveira Lago 17 anos – Escola Estadual Professor Liberato Salzano Vieira da Cunha.
“Eu tenho dúvida com relação ao curso que quero fazer no ensino superior. Sou boa em química, e a única coisa que sei é que quero prestar para uma universidade pública. Em Alegrete, informei-me que tem curso de química, então é uma possibilidade de sair da cidade, até porque meu irmão mora lá e para minha mãe seria bom, porque diminuiria os custos. Mas também tenho vontade de ficar na cidade, mas não sei que curso prestar aqui, seria legal ficar por causa da família e dos amigos”.

 

 

Michele de Almeida 16 anos – Escola Estadual de Ensino Básico General Neto
“Esse ano temos muitas atividades, feira cultural, festas para arrecadar dinheiro para formatura, gincana de aniversário do colégio e preparação para o Enem. Com tantas coisas durante esse ano, pretendo dedicar o máximo de tempo possível para os estudos, quero fazer um cursinho preparatório, pois meu objetivo é cursar Enfermagem na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Até gostaria de ficar na cidade, mas não sei que curso escolheria para ingressar aqui. Tenho que aproveitar, curtir muito o convívio com os colegas, porque depois, cada um seguirá seu caminho”.

 

 

Esthefany Marques 16 anos – Escola Estadual de Ensino Básico General Neto
“Estou focando nos estudos desde o ano passado, com expectativa de muito estudo para o Enem e também para o vestibular, e já estou fazendo cursinho preparatório. Quero prestar para Medicina, na UFSM. Não tem como ficar na cidade, pois não há esse curso aqui”.

 

 

 

Eduardo Plinio Maciel 16 anos – Escola Estadual de Ensino Básico General Neto
“Esse ano quero aproveitar os amigos e colegas, até porque é o último ano, depois todo mundo se separa. Sempre quis, desde a minha infância, ser jornalista. Gosto de passar informação para as pessoas. Quero fazer na UFSM, e para isso preciso de concentração e foco nos estudos. Quando tive acesso ao guia do estudante, reafirmei minha escolha pelo jornalismo. Não tenho a possibilidade de ficar em Livramento, até porque as universidades públicas e privadas não oferecem curso de Comunicação Social, então a possibilidade que tenho é ir para Santa Maria”.

 

.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.