Alunos são selecionados para evento em Buenos Aires

Um artigo científico assinado pelos acadêmicos Eduardo Martins, Bruna Carpes Arnez, Celina Martinez, e Cristopher Yohan Gomes, alunos do curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Pampa – Unipampa, Campus Sant’Ana do Livramento, foi selecionado para apresentação na quinta edição das Jornadas de Economía Crítica, entre os dias 23 e 25 de agosto.

Realização

O evento será realizado na Facultad de Ciencias Económicas da Universidad de Buenos Aires, na Argentina.

Intitulado “O socialismo pode ser considerado uma alternativa no século XXI?”, o texto aborda uma realidade pouco explorada, a dos kibutz, que são comunidades que se localizam nas regiões mais áridas de Israel e que por muito tempo trabalharam no sistema de propriedade coletiva, de modo cooperativo, socializando o trabalho e a renda entre os que faziam parte da comunidade. A análise desse tipo de sociedade foi o subsídio utilizado pelos estudantes para deduzir a viabilidade do socialismo nos dias de hoje.

O aluno Eduardo Martins apresenta as conclusões do trabalho:

- Mesmo os sistemas que ainda sobrevivem, como o caso dos kibutz em Israel, enfrentam grandes pressões sociais (as novas gerações que não continuaram com os mesmos ideais dos fundadores) e aos poucos estão se descaracterizando e perdendo os aspectos socialistas, que eram presentes e fortes na sua fundação e durante várias gerações.

As Jornadas de Economía Crítica

Em uma parceria entre as Escuelas de Economía Política da Universidad Nacional de La Plata (UNLP) e Universidad de Buenos Aires (UBA), em 2007 ambas realizaram juntas a primeira edição das Jornadas de Economía Crítica, em La Plata. Outras edições ocorreram em 2009 em Bahía Blanca, 2010 em Rosário e 2011 em Córdoba.

Participação

A participação dos estudantes do campus da Universidade Federal da Unipampa em Livramento, tanto do curso de Ciências Econômicas, quantos das demais pareas do conhecimento, é também um atestado da qualidade e nivel do ensino que está sendo repassado pelos professores aos acadêmicos.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.