Professores da UFRGS podem optar pela greve em assembleia nesta terça

Os associados do Sindicato dos Professores das Instituições Federais do Ensino Superior de Porto Alegre (Adufrgs) fazem assembleia nesta terça-feira para decidir se entram em greve. A reunião vai ser feita após o segundo plebiscito convocado pela entidade apontar que 50,75% dos votantes optam pela paralisação. A consulta online foi feita na semana passada.

Em um primeiro plebiscito, 80% dos membros se posicionaram contrários. A Adufrgs representa cerca de 80% dos docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

— O segundo plebiscito foi feito após a classe avaliar se gostou ou não da resposta apresentada pelo governo no último dia 2 de julho, sobre as reinvindicações dos professores. Aparentemente a maioria não se agradou, visto que 50,75 % agora querem greve e 49,25 são contra — disse a presidente da Adufrgs, Maria Luiza Ambros von Holleben.

A greve já foi declarada desde o dia 22 de junho por outro sindicato, que também representa a categoria. É o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes) — que tem cerca de 200 integrantes, mas afirma que mais de 600 aderiram à ação.

Desde dezembro de 2008, a Adufrgs se desligou da Andes e se tran sformou em um sindicato independente (Sindicato dos Professores das Instituições Federais de Ensino Superior de Porto Alegre), passando a representar também professores da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), campus Porto Alegre e campus Restinga. Segundo a Adufrgs, são 2,2 mil professores da UFRGS ligados ao sindicato.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.