Polo UAB de Livramento inicia hoje atividades

Beatriz Dutra, coordenadora do Polo UAB

Mais de 600 alunos serão recepcionados pela Universidade

 

Mais de 600 alunos iniciam hoje, as aulas no polo da UAB de Livramento, alguns são calouros, outros iniciaram há pouco tempo e tem aqueles que estão na etapa de conclusão de algum curso. O espaço do polo foi ampliado numa parceria entre a Unipampa e a Prefeitura Municipal, para dar mais conforto e melhor atendimento. A partir das 19h os “bixos” do curso de Letras /português e os novos tutores serão recepcionados pelos alunos e funcionários. Posteriormente irão conhecer o local das aulas e demais instalações, informou Beatriz Dutra Silva, coordenadora do Polo.

Participam do Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB as universidades públicas federais e os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Essas instituições, exclusivamente públicas, são responsáveis pela criação dos projetos pedagógicos dos cursos e por manter sua boa qualidade da Educação Superior a Distância.

Neste início de ano letivo os cursos oferecidos no Polo de Livramento são: Educação do Campo e Letras habilitação espanhol ( UFPEL), Mediadores de Leitura da (UFRGS), Educação Especial, Gestão de Políticas Públicas em gênero e raça, Gestão Pública, Letras- Português, Pedagogia, Sociologia e TIC – aplicação a educação (UFSM). No 2° semestre de 2012 serão oferecidos novos cursos, em nível técnico e superior, informou a Coordenadora do Polo.

Marta Raquel irá administrar seus horários de estudo

Beatriz Dutra salientou que os objetivos dos cursos a distância são: a expansão pública da educação superior; aperfeiçoamento dos processos de gestão das instituições de ensino superior, possibilitando seu desenvolvimento de acordo com as propostas educacionais dos estados e municípios; avaliação da educação superior à distância, conforme a regulação do MEC; financiamento dos processos de implantação, execução e formação de recursos humanos em educação superior à distância. “Temos muitos funcionários públicos e professores estudando no Polo”, observou Beatriz.

 

Administrar o tempo

Uma das novas alunas do curso de Letras-português, que inicia neste semestre é Marta Raquel de Almeida, 39 anos, disse que tem certa preocupação, em relação à ausência de professor, mas acredita que com o iniício do curso irá se adaptar e isso não vai ser obstáculo para um bom desempenho. Acrescentou que escolheu a modalidade de ensino a distância, pois está fazendo o curso normal à noite, trabalha de manhã. Salientou que os aspectos positivos do ensino a distância são a autonomia que o aluno tem para administrar o tempo e controlar a execução das tarefas. Decidiu fazer Letras-português e literatura brasileira porque considera um curso muito bom e que qualifica para o mercado de trabalho.

Cely de Almeida considera o ensino à distância uma oportunidade de voltar a estudar

Oportunidade para todos

Sempre na busca dos novos desafios, Cely de Almeida, de 60 anos é aluna do curso Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça, trabalha como Coordenadora dos Programas Primeira Infância Melhor – PIM e Programa de Atenção Integral a Mulher e aproveita o tempo que sobra para estudar. Tem se esforçado bastante para se adaptar aos desafios relacionados à informática. “Além disso, é muito prático, podemos desenvolver as tarefas em casa”, observou. Para ela é também uma oportunidade de retorno à universidade, principalmente as mulheres que há muito tempo deixaram de estudar, “essa é uma das grandes diferenças”, ressaltou.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.