Embaixador da ONU para as cooperativas fala do papel do cooperativismo na economia mundial

Roberto Rodrigues, embaixador da FAO

O ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, participou de um painel on-line promovido pelo Sicredi. O evento foi realizado no início desta semana e pode ser acompanhado no blog www.gentequecooperacresce.com.br

O painel on-line “Cooperativas constroem um mundo melhor” foi realizado às vésperas da comemoração do Dia Internacional do Cooperativismo, 7 de julho, e no Ano Internacional das Cooperativas, proclamado pela ONU.

O evento trouxe o embaixador da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) para as cooperativas, Roberto Rodrigues, e o presidente executivo do Sicredi, Ademar Schardong.

Rodrigues abordou o papel das cooperativas como motor de inclusão social, geração de renda e promoção de desenvolvimento regional. Também falou sobre as cooperativas no cenário econômico atual e de como elas têm sido uma das alternativas econômica para os cidadãos. Atualmente, o setor cooperativo responde pela geração de mais de 100 milhões de empregos e está presente nos cinco continentes, de acordo com dados da Aliança Cooperativa Internacional (ACI). Ademar Schardong, destacou sobre o cooperativismo de crédito neste contexto.

Roberto Rodrigues

Roberto Rodrigues é engenheiro agrônomo e agricultor, professor de Economia Rural da UNESP/Jaboticabal, coordenador do Centro de Agronegócio da FGV e Embaixador da FAO para o Cooperativismo. Foi presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), da Sociedade Rural Brasileira, da Associação Brasileira de Agribusiness e da Aliança Cooperativa Internacional (ACI); foi Secretário de Agricultura de São Paulo (1993/94) e ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (2003/2006).

Ademar Schardong

Ademar Schardong é presidente executivo do Sicredi, onde exerce as funções de diretor-presidente do Banco Cooperativo Sicredi, presidente da Fundação Sicredi e diretor-presidente da Confederação Sicredi. É um dos principais articuladores do movimento de retomada do cooperativismo de crédito. Esteve à frente de todos os passos decisivos na trajetória do Sistema Sicredi.

Sobre o Sicredi:

O Sicredi é um sistema composto por 113 cooperativas de crédito, integradas horizontal e verticalmente. A integração horizontal representa a rede de unidades de atendimento (1.182 unidades de atendimento), distribuídas em 10 Estados (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Pará, Rondônia e Goiás) e 905 municípios.

No processo de integração vertical, as cooperativas estão organizadas em quatro Cooperativas Centrais, uma Confederação, uma Fundação e um Banco Cooperativo, que controla as empresas específicas que atuam na distribuição de seguros, administração de cartões e de consórcios. Mais informações no site sicredi.com.br.

 

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.