Ronda da Cidadania inova e beneficia a comunidade do Prado

Moradores prestigiaram o evento promovido pela Corregedoria Geral da Justiça que ofereceu serviços e lazer

A comunidade do Prado beneficiou-se com os serviços prestados e atividades culturais

Os moradores do Prado compareceram em “massa”, na Ronda da Cidadania realizada ontem na Escola Municipal Abreu Fialho, na Vila Santa Rosa, das 10 às 16 horas. Em torno de 1000 pessoas estiveram nas dependências da Escola para se beneficiar dos diversos serviços oferecidos, todos gratuitos. Nesta primeira edição da Ronda da Cidadania, deste ano, o evento foi inovador. Os mais diversos segmentos da comunidade santanense estiveram envolvidos, numa verdadeira lição de cidadania e solidariedade.

Mesmo com o início da programação previsto para as 10h, duas horas antes já se formavam filas em frente à escola. As 350 famílias cadastradas, pelas associações de moradores, receberam “kits” de roupas doadas pelo Asilo Mário Motta. Uma alegria incomum tomou conta dos beneficiados, que ganharam roupas “novinhas”, para os seus familiares. Dando continuidade a programação, um almoço foi elaborado e servido pelos militares do Exército Nacional, para mais de 400 pessoas. Em cada prato oferecido, um gesto de carinho para os convidados presentes ao almoço de confraternização. À tarde, populares tiveram a oportunidade de melhorar o visual e a autoestima, diante dos serviços dos vinte cabeleireiros brasileiros e uruguaios.

Definição e objetivos

A carteira de identidade foi um dos serviços mais procurados, 60 encaminhamentos foram realizados

A Ronda da Cidadania tem como finalidade garantir a inclusão social e o amparo integral da justiça à parcela da população carente, através de informações e serviços gratuitos prestados na comunidade. Considerando as edições anteriores e toda a base já existente, a Juíza de Direito e Diretora do Fórum, Dra. Carmem Lúcia Santos da Fontoura e Annieker Herynkpf, Juiza de Direito da 2ª Vara Cívil, buscaram dar maior abrangência e diversificar os serviços oferecidos na Ronda da Cidadania.

Este ano, foram doadas roupas e servido um almoço, além de uma programação artística com apresentação da fanfarra do 7º RC Mec e do grupo de danças da Academia Lampert. “Esse projeto vinha sendo desenvolvido brilhantemente pela Dra. Mirtes Blum e decidimos prosseguir, para isso contamos com o apoio e a colaboração de diversos parceiros. Foi um sucesso de público, salientou. Acrescentou que a importância do projeto está relacionada com o próprio objetivo, que é a inclusão social, através do oferecimento de serviços gratuitos à comunidade. Além disso, é uma satisfação pessoal, ver a alegria das pessoas ao receber as roupas, na hora do almoço e quando estavam diante dos cabeleireiros, sempre com um comportamento de respeito”.

Colaboradores

A juíza Carmem Lúcia Santos da Fontoura e o Tenente Coronel Rizzo Ribeiro

A Dra. Carmem Lúcia Santos da Fontoura agradece a colaboração e participação, na Ronda da Cidadania, das seguintes pessoas, empresas e entidades: Escola Abreu Filho, Tenente Coronel Rizzo Ribeiro, equipe de militares do Exercito Brasileiro, Lau ro Binsfeld, Presidente da Sian, Academia Lampert, Grêmio dos Cabeleireiros Fronteira Oeste, Luiza Pereira Gonçalves, Uniodonto, Laboratório Dr. Pio, Cardionefroclinica, Posto de Identificação, Imprensa, 2º RPMon, 10º CRB FO, Ong Alô Rim, Amor Exigente, Senac, Receita Federal, Justiça Federal, Caixa Econômica Federal, 7º RCMec, Cartório de Registro de Imóveis, Lions Clube, Polícia Federal, Urcamp, Ótica Ponto de Vista, Conselho Tutelar, OAB, Cartório do Registro Civil, Conselho Antidrogas,Psicóloga Débora Coradini e Cartório Eleitoral.

 

 

Escola Abreu Fialho e Associações de moradores se envolveram na promoção do evento

Equipe do Poder Judiciário responsável pelo projeto Ronda da Cidadania

Conforme disse a Diretora da Escola Abreu Fialho , professora Judirlei Gomes Conceição, a escola recebeu o convite e logo se mobilizou para organizar o evento. Nesse sentido fez contato com a Unamos- União das Associações de Moradores de Sant’ Ana do Livramento, que mobilizou as associações. Toda a estrutura da escola foi colocada à disposição e 40 pessoas se envolveram, entre professores, funcionários e voluntários, que trabalharam na divulgação e promoção do evento. Na opinião da diretora, esse tipo de evento é primordial para a comunidade, que tem poucas oportunidades em ter a disposição serviços gratuitos e atrações culturais. “A comunidade ficou feliz e isto é gratificante. A escola não é apenas a educação formal, mas também trabalho social” comentou.

“Estamos aqui, cada um doando seu tempo em prol da comunidade. Para auxiliar, não precisa de dinheiro, mas boa vontade. Enfim, hoje é um dia de solidariedade observou Luis Oscar Cordeiro, vice-presidente da Associação de Moradores da Vila João Souto Duarte. A afirmação tem a concordância do

Os cabeleireiros se uniram para prestar serviços na Ronda da Cidadania

Presidente Idalêncio Trindade. Para a representante da Unamos e Marin 2, Ana Lia Dias, a integração das pessoas é importante para o fortalecimento dos grupos. A Ronda da Cidadania é uma iniciativa muito elogiável, nesse sentido, salientou.

Para Alcina da Rosa, do Comitê de Controle Social e integrante da Unamos, a Ronda da Cidadania é uma oportunidade de contato da comunidade com os órgãos públicos, para conhecer os serviços oferecidos e encaminhar assuntos de interesse, como a carteira de identidade. “Nós que somos líderes, podemos nos unir e ajudar”, disse Dircelene Padilha dos Santos. A Presidente da Associação de Moradores da Vila Santa Rosa, Roseli C. de Menezes, considera que esta edição da Ronda da Cidadania foi diferenciada, mais organizada e espontânea.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.