Os rumos da bacia leiteira em debate no Seminário que encerra hoje

Com o objetivo de apresentar caminhos potenciais para o desenvolvimento da cadeia do leite de Sant’Ana do Livramento, teve início, na quinta-feira, o 4° Seminário Rumos da Bacia Leiteira

Auditório da Unipampa ficou lotado durante o primeiro dia do Seminário Rumos da Bacia Leiteira

Desde a manhã de ontem, boa parte dos produtores de leite de Sant’Ana do Livramento, além de convidados de diversas cidades da região, participam da IV edição do Seminário que discute os rumos da bacia leiteira. Na pauta, a discussão de formas de aumentar a produção, hoje estimada em 20 milhões de litros e que, em 2009, era de apenas 5 milhões de litros. Durante todo o dia de ontem, o salão de atos da Universidade Federal do Pampa – Unipampa, campus de Sant’Ana do Livramento, ficou lotado de produtores e convidados, que foram ao local para se abastecer com informações relacionadas ao tema. Em todas as palestras do dia, a consciência de que antigos problemas que eram apontados como geradores da baixa produtividade do leite em Livramento, acabaram caindo, como a questão do solo, por exemplo. Atentos, boa parte dos produtores fez questão de fazer esclarecer dúvidas junto aos palestrantes ao fim de cada nova apresentação, com a certeza de que esta seria a melhor forma de levar a cada uma das propriedades, o novo conhecimento adquirido.

Organização

A 4ª edição do Seminário Rumos da Bacia Leiteira é um evento organizado pelo Arranjo Produtivo do Leite de Sant’Ana do Livramento, no qual fazem parte 13 entidades, Prefeitura municipal de Sant’Ana do Livramento, por intermédio da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Abastecimento – SMAPA; Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater/RS-Ascar; Cooperativa Regional dos Assentados da Fronteira Oeste – Coperforte; Associação dos Pequenos Produtores de Leite de Sant’Ana do Livramento – Applesa; Associação dos Criadores de Gado Leiteirro e Produtores de Leite de Sant’Ana do Livramento; Cooperativa de Técnicos – COPTEC; Banco do Brasil; Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa Pecuária Sul; Cooperativa Sul-Rio Grandense de Laticínios Ltda – Cosulati; Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – Uergs; Skylab – Laticínios Indústria e Comércio Ltda.; Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo – SDR e Universidade Federal do Pampa – Unipampa.

Continuação

O Seminário terá continuidade nesta sexta-feira, a partir das 9h, com mais uma série de palestras. O Seminário encerra às 16h30 no auditório da Unipampa. As palestras estão sendo proferidas por especilistas no assunto e que vieram de diversas cidades do Rio Grande do Sul para contar as suas experiências relacionadas ao tema e, desta forma, contribuir para o crescimento da bacia leiteira de Sant’Ana do Livramento, dizem os organizadores.

Cleizer Maciel

cleizermaciel@jornalaplateia.com

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.