Projeto leva filmes às escolas municipais

Cinema na Escola promove o entretenimento ao mesmo tempo em que trata de temas transversais

Ao mesmo tempo em que aprendem, alunos divertem-se a cada sessão de cinema,

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Aurélio Guerra desenvolveu um projeto diferenciado para seus alunos. O Projeto Cinema na Escola foi desenvolvido pela professora Sibele Rodrigues. “O Projeto surgiu da necessidade de tratar temas transversais fora do conteúdo programático e que tenham a necessidade de ser trabalhados”, destaca a professora.

Na última semana de cada mês, é escolhido um tema que esteja em foco para ser exibido na sessão. Os temas variam entre: drogas, família, sexo, discriminação, saúde, entre outros. Para a realização do projeto, foi adaptada uma sala de multimídia onde são exibidas as sessões, além, é claro, da pipoca, que dá um toque a mais no clima aconchegante entre os alunos. “É uma maneira de explorarmos assuntos que fogem dos conteúdos programáticos, mas que devem ser explorados na escola e emergem da necessidade de serem trabalhados de maneira mais branda”, explica a professora Sibele.

Após a exibição do filme, os alunos fazem um relatório, participam de debates com os professores de forma interdisciplinar, além de realizar uma interpretação dramática.

De acordo com Sibele, a primeira exibição foi com o filme “O Som do Coração”, que teve uma ótima aceitação por parte dos alunos. O filme trata das relações familiares e do seu reencontro através da música. Houve um clima de sensibilização dos alunos e muitos se emocionaram com o seu desfecho.

A segunda sessão foi com o filme que integra o projeto da Secretaria Municipal de Educação nas disciplinas de história e geografia. O filme “Amistad” trata da escravidão e preconceito racial. “Foi mais uma forma de aliar conteúdo com temas que merecem ser discutidos na comunidade escolar”, avalia a professora. Esse projeto é extensivo às turmas de anos iniciais, adaptando as temáticas ao nível adequado.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.