Núcleo de Estudos Fronteiriços: espaço aberto à comunidade

NEF da Universidade Federal de Pelotas abriga eventos relacionados à integração na Fronteira

Núcleo de Estudos Fronteiriços apoia ações, estudos e pesquisas que tratem da integração na Fronteira

Pouco depois de completar um ano de atuação, o Núcleo de Estudos Fronteiriços da Universidade Federal de Pelotas em Sant’Ana do Livramento (NEF/UFPel) soma 51 eventos realizados em seu espaço físico, voltados para os temas de desenvolvimento regional e integração fronteiriça. Foram diversas reuniões de trabalho, capacitações, seminários, palestras, exposições, ações sociais. Para tanto, o NEF disponibiliza salas climatizadas, com internet, localização central, com segurança 24 horas. “Toda a comunidade fronteiriça tem direito a fazer uso destas instalações, desde que esteja organizadamente voltada para os temas referidos”, destaca o coordenador local, Cacildo Machado.

Machado salienta que há dúvida da sociedade a respeito do objetivo do NEF, mas esclarece que Cursos de Graduação não estão previstos para este espaço. “Tendo em vista que a Fronteira possui instituições atuantes nesta área, como a Urcamp, Uergs, a Unipampa e o Polo de Ensino a Distância, entre outras particulares, na modalidade EAD”, reitera.

Aos que não conhecem o espaço, que fica na rua Duque de Caxias, nº1759, em frente à Praça General Osório, Machado convida para que façam uma visita. “E os que conhecem, que nos auxiliem a divulgar este espaço único que nossa Fronteira possui”, manifesta.

Um ano, 51 eventos

O NEF foi inaugurado no dia 30 de julho de 2010, oportunidade na qual estiveram presentes na Fronteira da Paz os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e do Uruguai, José Pepe Mujica. Como parte do Centro de Integração do Mercosul da UFPel, desde então o espaço – instalado em um prédio doado pela Secretaria do Patrimônio da União – tem abrigado grupos de brasileiros e uruguaios que promovem estudos e pesquisas sobre temas relacionados às áreas de fronteira. O Núcleo de Estudos Fronteiriços tem agenda aberta ao público fronteiriço, na qual já estão previstos eventos até o fim do ano.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.