Mobilização para aprovar projeto que cria free shops no Brasil cresce na região

Empresários de Quaraí e outros municípios começam a discutir nova realidade com possível criação do sistema

Diretores da ACIL repassaram informações sobre o projeto e funcionamento da Zofri

A possibilidade da criação do sistema de free shops nas cidades brasileiras que fazem fronteira gêmea com cidades de países vizinhos começa a despertar o interesse de empresários dos municípios que serão diretamente beneficiados. Na última quinta-feira, o assunto foi amplamente discutido dentro do projeto “Conta Quem Faz”, em edição organizada pela Associação Comercial e Industrial de Quaraí-ACIQ, que contou com as presenças de diretores da Associação Comercial e Industrial de Livramento-ACIL, que participaram da Missão Empresarial à zona franca de Iquique-ZOFRI, no Chile, em abril.

O encontro reuniu cerca de 40 empresários e lideranças de Quaraí, interessados no processo de criação dos free shops. O projeto que estabelece a criação do sistema já foi aprovado em três comissões da Câmara dos Deputados e agora se encontra no Senado Federal, onde será votado em duas comissões. Na primeira, de Constitutição e Justiça, o projeto já recebeu garantia de aprovação do próprio relator designado, o senador Mozarildo Cavalcanti, que inclusive confirmou já ter redigido seu parecer favorável, que poderá ser votado ainda nesta próxima semana. Depois, o projeto passará para a apreciação da comissão de Relações Exteriores do Senado, da qual faz parte a senadora gaúcha Ana Amélia Lemos, que já avocou a relatoria e garantiu aos empresários fronteiriços que votará favoravelmente.

Evento reuniu mais de 40 empresários de Quaraí, quinta

A expectativa é que no máximo até a metade do segundo semestre o projeto seja encaminhado para a sanção da presidente Dilma Rousseff e até o fim do ano esteve definitivamente em vigor. “Os empresários de Quaraí ainda não tinham despertado para a viabilidade do projeto, que para nós parecia bastante distante”, comentou, quinta-feira, o vice-presidente da ACIQ e do Sindilojas de Quaraí, Antônio Slika, em entrevista exclusiva à rádio RCC FM, que acompanhou ao vivo o evento. Na oportunidade, o presidente da ACIL e diretor regional da Federasul, Sérgio Oliveira, e o empresário Raed Schweiki, fizeram uma explanação sobre a tramitação do projeto e sobre as possibilidades de negócios através da ZOFRI. Coordenada pela presidente da ACIQ, Eloisa Medeiros, e pelo presidente do Sindilojas, Eider Silveira, a reunião contou, ainda, com a presença do vice-prefeito de Quaraí, João Érico Silva da Luz Junior. Acompanharam Sérgio Oliveira e Raed Schweiki, também, o vice-presidente regional da Federasul, Victor Hugo Fialho, o presidente da CDL de Livramento, Mozart Hillal, o vice-presidente da ACIL, Antônio Righi, e os diretores Lauro Chiarelli e Emerson da Rosa.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.