Aceita um cafezinho?

Segundo pesquisas, café é a segunda bebida mais consumida no mundo, só perdendo para a água

O café espresso da máquina automática é o preferido entre os clientes de padarias da cidade

Os brasileiros são tão apaixonados por café que esta bebida tem, desde 2005, uma data especial para ser comemorada: 24 de maio, o Dia Nacional do Café, estabelecido pela Associação Brasileira das Indústrias de Café – ABIC. A data simboliza o início da colheita em grande parte das regiões cafeeiras e é celebrada por toda a cadeia produtiva.

 

Maior produtor e exportador de café do mundo, o Brasil é também o segundo maior mercado consumidor, só superado pelos Estados Unidos. No mundo, é também a segunda bebida mais consumida, perdendo somente para a água. Além do tradicional café coado ou filtrado, há também o pingado, cortado, latte, espresso ou cappuccino, além das combinações geladas da bebida. As variações em aroma, sabor e qualidade fizeram com que o café brasileiro conquistasse cada vez mais consumidores.

Hoje, o café é considerado benéfico à saúde. Segundo informações divulgadas no site da Abic, estudos mostram que o café pode atuar na prevenção do câncer de cólon e reto, doença de Parkinson e de Alzheimer, apatia e depressão, obesidade infantil, diabetes tipo II, cálculos biliares e câncer de fígado. Também aumenta o estado de vigília do cérebro, diminui a sonolência e funciona como um antioxidante natural. O café ajuda, ainda, a inibir a predisposição ao alcoolismo e contribui para o emagrecimento, uma vez que a ação estimulante da cafeína aumenta o consumo de energia e, consequentemente, o gasto calórico.

Uma das mais recentes pesquisas diz que o consumo de três xícaras de cafés, normal ou descafeinado, por dia reduz em 10% o risco de adultos entre os 50 e os 71 anos de idade adquirirem doenças cárdio-vasculares e respiratórias, de AVC, de ferimentos, de diabetes ou de infecções. Os resultados foram publicados na revista médica New England Journal of Medicine, em 17 de maio.

O hábito nacional e internacional de tomar café está cada vez mais ligado a momentos especiais, de encontro de pessoas, de prazer e troca de ideias. Nada melhor do que comemorar a data com amigos e familiares, seja em casa, no trabalho ou em uma cafeteria. Então, aproveite o Dia Nacional do Café para degustar esta deliciosa bebida.

Onde encontrar

Fã de carteirinha de café é Roberto Waters, engenheiro, que todos os dias reserva uma horinha na agenda para tomar seu "espresso pingadinho". "Venho todos os dias, uma vez de manhã e uma de tarde", conta Roberto. Mas ele também não dispensa companhias agradáveis na apreciação da bebida. "Sempre venho acompanhado de minha esposa ou de companheiros de trabalho", revela Roberto, que na tarde de ontem estava acompanhado de sua esposa e uma amiga da família. "O café é um vício bom, adoro vir e tomar o capuccino duplo", diz Ana Maria, esposa de Roberto.

Uma das manias dos adeptos da bebida é utilizar as máquinas de café expresso, encontradas em vários pontos do comércio local. Um desses pontos é a Padaria Florense, que acabou de adquirir a máquina Qualitá, oferecendo seis tipos de bebidas: café forte, café fraco, café com leite, cappuccino, mocaccino e chocolate. “Antes, vendíamos café solúvel, agora esta máquina mói o café, deixando-o mais saboroso”, conta Cátia Gonçalves Bragança, proprietária da Padaria. Porém, o mais pedido, entre os 40 comercializados por dia, é o capuccino.

 

Apesar de os santanenses ainda não estarem muito acostumados ao cafezinho, Cátia conta que, pela manhã, entre as 7h e as 10h, há bastante movimento de pessoas à procura da bebida. Durante à tarde, segundo ela, a qualquer horário aparecem clientes. “Constatamos que pessoas de fora da cidade cultivam mais o hábito de tomar café, se compararmos com os santanenses. Por outro lado, nenhuma padaria vendia café, a Florense trouxe, pela primeira vez, a máquina para a cidade. Hoje em dia, já se vê em vários pontos”, considera Cátia.

O hábito de consumir café está crescendo tanto na Fronteira que, inclusive, já existe um local especializado nos diversos tipos da bebida. O Costa Café & Bistrô inaugurou ano passado e está de vento em popa. Com uma infinidade de configurações de café, o local conta com baristas treinados para a arte de preparar o café. Os sabores preferidos dos santanenses, segundo a barista Cátia Fernanda de Souza, é o espresso tradicional, capuccino e mocaccino. “Temos clientes assíduos, que cultivam o hábito de apreciar o café, ao invés de uma sobremesa, por exemplo”, avalia. Existem, também, diversas variações em que o café pode ser utilizado, como, por exemplo, torta com café, bolo de café, que deliciam qualquer fã dessa iguaria.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.