BRASILEIRÃO: A SORTE ESTÁ LANÇADA

Começa neste domingo o mais exaustivo e competitivo campeonato nacional do Planeta. Nenhum outro possui tantos pretendentes ao título como no Brasil. O fato de sermos uma nação federativa reforça nossas raízes e o apoio aos clubes locais. São fatores que mantém fortes no mínimo uma dezena de clubes. Em princípio, o Santos larga como a “bola da vez” pelo simples fato de ter Neymar. Mas num campeonato longo, tudo pode acontecer. Fazer qualquer tipo de projeção nesta hora é pura loteria, para não dizer, irresponsabilidade.

TINGA X SANDRO SILVA

Transferência encaminhada com discrição, o Inter vendeu o volante Tinga para o Cruzeiro-MG. Não deixa de ser um bom negócio para o jogador e para o clube. Tinga assinou um contrato de três anos aos 34 anos de idade, ou seja, tem emprego (e dos bons) numa fase em que muitos jogadores estão abandonando a carreira. Já o Inter, fatura um dinheiro que não contava e que deve ser utilizado para reforçar o grupo de jogadores, de preferência investindo em Sandro Silva que tem 28 anos. A estrutura do time seguiria a mesma, com mais vitalidade e sem desencaixe financeiro.

FINAL DA COPA DO BRASIL

A CBF está amadurecendo a idéia de fazer a final da Copa do Brasil a partir de 2014 nos moldes da Champions League. Ou seja, jogo único em estádio definido com meses de antecedência para que houvesse tempo de promoção comercial, venda antecipada de ingressos, etc.. A diferença da Europa é que seriam escolhidas cidades com bons estádios, mas que não costumam estar na elite do futebol brasileiro, pelo encanto e expectativa junto ao torcedor não acostumado a ver seus ídolos de perto. Como exemplo, dá para citar, Manaus, Brasília, Natal e Cuiabá, que estão construindo Arenas modernas para a Copa de 2014. A verdade é que não temos esta cultura aqui no Brasil, mas não custa tentar para ver o que acontece.

POR FALAR EM CHAMPIONS LEAGUE

Teremos neste sábado a grande final do maior campeonato de clubes do mundo. Chelsea e Bayern Munique decidem tudo no Alianz Arena (Munique). O fato de o estádio ser de uma das equipes é pura coincidência. Para se ter uma idéia, no ano que vem a final já está marcada para Wembley (Inglaterra) e em 2014 para o Estádio da Luz, do Benfica (Portugal). Quem estiver disposto a assistir, é só esperar o lançamento dos tickets pela internet. Se desistir da viagem é lucro certo. Para este jogo, ingressos atrás do gol estavam sendo revendidos na semana passada na faixa dos 1.800 euros.

LESÃO MUSCULAR X BALADA

É impressionante o número de lesões musculares que assolam quase todos os grandes clubes brasileiros. Eu sei que a pré-temporada é curta e o calendário não dá espaço para recuperações adequadas. Os regulamentos também são definidos politicamente com um número excessivo de jogos nos Campeonatos Estaduais. Há que se repensar o futebol brasileiro de uma forma gera. Todavia, também há que se levar em conta a falta de profissionalismo de boa parte dos jogadores. Com o argumento de que em dias de folga não devem satisfações a ninguém, não possuem o mínimo cuidado com o próprio corpo que é sua ferramenta de trabalho.

A PROPÓSITO…

Farrear depois de jogo, algo muito comum entre a boleirada, é de uma irresponsabilidade profissional injustificável. O corpo necessita de descanso após ser levado ao limite durante uma partida. Não havendo estes cuidados, a recuperação fica prejudicada e com o passar do tempo a possibilidade de lesão aumenta consideravelmente. Portanto, muito cuidado nesta hora em jogar a responsabilidade para cima dos preparadores físicos. O ex-treinador Evaristo de Macedo já disse certa vez que “o que detona jogador não é o que ele faz dentro do campo”.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.