Cuidado com aparelhos celulares!

Esta constatação é antiga. Os aparelhos celulares, assim como os fornos de microondas, emitem radiações que afetam as moléculas do organismo. E a razão é muito simples: os fornos de microondas aquecem ou cozinham os alimentos pelo processo de fervura das moléculas.

Assim, qualquer organismo vivo, quando exposto a um forno de microondas em funcionamento, sem estar devidamente protegido, fica sujeito aos mesmos efeitos. Prospectos e manuais, ainda que não forneçam maiores explicações, já estão vindo com este alerta — de que os aparelhos celulares devem ser mantidos sempre a uma distância mínima de dois centímetros do corpo, mesmo estando desligados, como medida de proteção.

Os fornos de microondas possuem uma tela protetora justamente para inibir ou neutralizar os efeitos desta radiação sobre os seres vivos: crianças, pessoas, plantas e animais domésticos. Além disso, existe a recomendação de manter um pires com sal grosso sobre uma mesa, diante de tais fornos, com a finalidade de absorver essas radiações. E dizem os entendidos que os aparelhos celulares mais modernos já são dotados de uma placa que serve a esta mesma finalidade — proteger as pessoas dos efeitos nocivos destas microondas. Mesmo assim, ainda se recomenda que sejam mantidos a essa distância mínima (dois centímetros) do ouvido e do corpo, e que, ao serem utilizados, sejam segurados com os dedos polegar e indicador pela parte lateral, sem encostar a parte traseira do aparelho na palma da mão, como a maioria das pessoas os costuma segurar. Também seria recomendável que o tempo de permanência das ligações com aparelho celular próximo ao ouvido fosse o mínimo possível.

Dores de ouvido, insensibilidade auditiva, ferroadas na parte lateral da cabeça, na mão ou na perna direita à altura da coxa podem ser sintomas indicativos do efeito dessas radiações devido ao uso prolongado do celular encostado ao corpo.

Portanto, usar celulares mesmo dentro de suas capas soltos no bolso da calça ou da camisa ou casaco junto ao corpo é um risco que deve ser evitado.

Outra recomendação importante é manter os aparelhos celulares longe de crianças com menos de cinco anos de idade, pois estas mesmas ondas radioativas, pela simples aproximação, podem lhes causar sérios danos à retina.

Em tudo o que digo aqui estou apenas fazendo o papel de uma pessoa que vê uma casca de banana irresponsavelmente jogada na calçada e se preocupa em retirá-la antes que alguém resvale, quebre uma perna ou sofra um acidente mais grave, e ao mesmo tempo servindo de porta-voz e repetindo o que ouvi de pessoas mais bem informadas, Portanto, peço que me corrijam se disse alguma bobagem ou façam uso da palavra com mais acerto os fabricantes ou empresas que operam com esses equipamentos.

Luciano Machado

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.