Escolas Municipais aplicam metodologia inovadora

Projeto “MenteInovadora” é implantado pelo segundo ano consecutivo na rede municipal de ensino

Professoras da rede municipal de ensino durante formação do Projeto MenteInovadora

Atualmente, há uma busca constante, por parte dos profissionais da educação, de qualidade pedagógica das práticas escolares e de seus impactos na garantia de um ensino e de uma aprendizagem eficazes. Neste sentido, a escolha de estratégias didáticas faz diferenças significativas.

 

Para dar resposta a essa busca, o Projeto MenteInovadora propõe às escolas parceiras da Comunidade Internacional MindGroup uma metodologia inovadora, com base na aplicação de jogos de raciocínio, de métodos metacognitivos e na ação do professor-mediador como elemento propulsor ao desenvolvimento de habilidades cognitivas, emocionais, sociais e éticas. Nos jogos, os alunos vivenciam experiências carregadas de significado, em que o desenvolvimento dessas habilidades é intencionalmente estimulado.

Essa metodologia tem ocupado um espaço significativo nas salas de aula da rede municipal por simular situações-problema inerentes à vida real, articuladas à dimensão lúdica. Por meio dela, os alunos testam suas hipóteses, exploram suas possibilidades cognitivas e vivenciam situações compartilhadas, utilizando, assim, suas potencialidades de maneira integral. Desse modo, a construção feita durante a vivência dos jogos costuma ter repercussão direta na vida cotidiana desses alunos e no seu rendimento escolar, em todas as áreas do conhecimento.

O objetivo é dar às escolas parceiras um direcionamento para que possam se beneficiar cada vez mais desse Projeto, que tem como principal objetivo melhorar o desempenho dos alunos e a prática pedagógica dos professores.

A rede municipal de ensino de Sant’Ana do Livramento iniciou o projeto em 2011 nas escolas Camilo Alves Gisler, Pacheco Prates e Abreu Fialho. Em 2012, conseguiu expandir para as escolas Prof. Dias, Célia Irulegui, João Souto Duarte e a escola Rafael Vieira da Cunha.

Nos dias 4 e 5 de maio, as referidas escolas reuniram-se na Escola Prof. Dias para receber a formação e dar início ao trabalho deste ano letivo.

Durante a formação, a Secretaria Municipal de Educação e o Prefeito Municipal estiveram presentes acompanhando a metodologia.

De acordo com a diretora da Escola Pacheco Prates, Tânia Valéria Har Batista, o projeto coloca em prática uma metodologia nova, que é a do “jogar intencional”, e não só jogar por jogar. “Com este projeto, encontramos uma nova maneira dos alunos divulgarem suas competências e habilidades, refazendo na sala de aula situações do cotidiano, além de exercitarem o trabalho em equipe, a cooperação, entre outros valores”, opina a diretora.

Liliane Moreira Morcinek, professora do 2° e 5° anos da Escola Pacheco Prates, afirma que observou uma importante melhoria no rendimento dos alunos, principalmente nas áreas trabalhadas: português, raciocínio lógico e matemática. “Usamos muito a palavra transcedência: levar para a escola e para a vida tudo que aprendemos com o jogo. As crianças que apresentavam dificuldades apresentaram uma melhora significativa no rendimento escolar, ou seja, o projeto chegou em um momento muito bom aqui na escola, e os alunos vibraram com a iniciativa”, aponta.

A Escola Pacheco Prates conta, hoje, com uma biblioteca com 400 jogos, e cada aluno recebeu uma pasta contendo um jogo específico para sua idade e série.

O projeto é praticado duas vezes por semana, por aproximadamente 50 minutos, e abrange turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.