O Tempo e o vento

Quando o Armindo Trevisan deu uma palestra na UNIMED sobreO Tempo e o Vento, magistral obra de Érico Veríssimo, ele falou apenas sobre a primeira parte, O Continente, em dois volumes. A obra em sua totalidade tem três partes, completando sete alentados volumes.

Há muitos anos assisti ao filme Ana Terra, apenas um dos capítulos do livro, tendo como artista principal MarliseSuaressing, esposa do Jairo de Andrade, criador do Teatro de Arena em Porto Alegre. Depois assisti outro filme com Tarcísio Meira, Um certo capitão Rodrigo, também outro capítulo do livro, mais precisamente de O Continente, como o anterior.

Agora estão construindo em Bagé uma cidade cenográfica reproduzindo Santa Fé, como no romance para fazer outro filme, O Tempo e o Vento, com Tiago Lacerda no papel do Capitão Rodrigo, quer dizer, o mesmo capítulo do anterior, com Tarcísio Meira.

Tenho para mim que o melhor personagem de O Tempo e o Vento é o Dr. Rodrigo Cambará ( como Maria Valéria é a mais forte das mulheres). O Dr. Rodrigo é neto do Capitão Rodrigo e aparece no O Retrato ( dois volumes ) e no O Arquipélago ( 3 volumes ). O Dr. Rodrigo, médico, é um homem passional, de jogos, mulheres e amores tórridos, embora fosse casado com a Flora, outra das grandes mulheres do Érico. É inesquecível a paixão do Dr. Rodrigo pela alemãzinha Toni Weber. Lauro Chirmerem Flores da Cunha de Corpo Inteiro diz que Érico se inspirou no nosso Fores da Cunha que perdeu parte de sua fortuna em” cavalos lerdos e mulheres ligeiras ” para criar o Dr. Rodrigo. Rodrigo Cambará, o médico, fez as Revoluções de 1923 e 1930, indo com Getúlio Vargas para o Rio de Janeiro, fazendo parte de seu governo até 1945, inclusive durante o Estado Novo.

O Dr. Rodrigo é umdos mais fortes personagens de O Tempo e o Vento, cujos sete volumes estou lendo pela quarta vez, me deliciando com personagens como Toríbio ( irmão de Rodrigo ), Fandango, o Dr. Marcos Winter, José lírio, e o anarquista espanhol D. Pepe Garcia, autor de do retrato do Dr. Rodrigo e que sempre dizia para os jovens políticos que o iam consultar: hay que agitar, hay que agitar…

Muitos foram os grandes personagens de O Tempo e o Vento, mas por enquanto continuo esperando umfilme, um épico, sobre o Dr. Rodrigo Cambará.

Até outra…

Zuil C. Pujol 
zuilpujol@ig.com.br

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.