Produtores são convidados a inscrever animais para Feira

Terneiros Angus, junto com os Brangus, são o foco para a comercialização

Continuam abertas nos escritórios Mercado Agropecuário e Balcão Agronegócios as inscrições de terneiros e terneiras, bem como vaquilhonas das raças Angus, Brangus, Hereford e Braford, para a edição da Feira Britânicos de Livramento. A expectativa é a disponibilização de uma oferta de 1.500 animais. Os dois núcleos (de Angus e Brangus de Livramento e do Pampa Gaúcho de Hereford e Braford) estão convocando os produtores rurais do município para o fortalecimento da feira de negócios, como a disponibilização de suas produções de terneiros. O evento será levado a efeito nas dependências do parque de exposições Augusto Pereira de Carvalho, no dia 24 de abril, a partir das 18h. Haverá disponibilidade de financiamento por intermédio do Banrisul, Sicredi e Banco do Brasil. Britânicos de Livramento chega à terceira edição já se consagrando no Estado, chancelando, enquanto evento, a posição de paralelo à feira maior, a Expofeira, que ocorre em outubro e já é a terceira do Estado em termos de faturamento.

A ideia dos presidentes dos núcleos, Eduardo Soares e Fernando Osório, respectivamente do Pampa Gaúcho e do Angus e Brangus, é estimular o fortalecimento da feira de outono, haja vista as boas condições de preços praticados no mercado e a demanda por terneiros.

“Há uma grande demanda para as duas raças, em função dos programas de carne de qualidade que as duas associações promovem em nível de Brasil” – salienta Osório. “Os produtores perdem uma oportunidade de participar de um evento desse nível, acho que está faltando protagonismo por parte deles” – diz. Dados da Inspetoria Veterinária e Zootécnica da Secretaria da Agricultura do Estado em Livramento, quantificam o rebanho santanense em cerca de 560 mil bovinos e com quase 90 mil terneiros desta produção.

“Se vendêssemos 1% dessa produção seriam 900 animais. Curiosamente, Quaraí, que produz 60 mil terneiros, vai levar 1500 na sua feira; enquanto Alegrete produz 130 mil e vai levar 6.000 em sua respectiva” – diz Osório. O presidente do Núcleo Angus e Brangus faz um convite para os produtores participarem, embora exista muita tradição de comercializar na propriedade, o que é uma característica do município – até por uma questão de logística, pois às vezes é dificultoso trazer os animais e centralizar no parque, mas como já somos uma realidade na comercialização de reprodutores britânicos, com cinco eventos de grande porte, com venda de R$ 3 milhões. “Deveríamos ser também em terneiros, que são a matéria prima para os programas de carne logo ali” – sustenta.

“É um ano de ápice de preço, a pecuária está se vendendo por si só. Muitos podem pensar: ‘para que vou levar em uma feira, vou fazer exames de tuberculose, brucelose, pagar 5% de comissão para o sindicato, mais frete, se posso vender na estância?’ Não somos vendedores de terneiros, somos vendedores de genética. Muitos desses terneiros são filhos dos nossos reprodutores, mas estamos tentando fomentar o mercado dos produtores de terneiros em Livramento e acho importante esse comprometimento, porque nem todos os anos são bons e nos anos ruins, a venda se dá em um evento bem montado, forte e com marca” – explana Eduardo Soares.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.