Retração econômica da Grécia

O Produto Interno Bruto (PIB) da Grécia caiu 7,5% no último trimestre de 2011, em relação ao mesmo período de 2010. No mesmo período, o gasto total na Grécia recuou 7,9%, as exportações de mercadorias caíram 10,7%, e as de serviços, 1,3%. Já as importações de produtos e serviços tiveram queda de 14,2%, devido ao desaquecimento do mercado interno.

Fitch rebaixa dívida grega à categoria de ‘calote seletivo’

A agência Fitch rebaixou novamente na última semana a classificação da dívida grega para o nível de “calote seletivo“, em consequência do anúncio de que a Grécia obteve a adesão de 95,7% de seus credores no processo de perdão da dívida do país. A nota da dívida soberana grega a longo prazo passou de grau C, ao qual foi rebaixado em 22 de março, ao nível RD (calote seletivo) um nível anterior à falta de pagamento geral. O maior perdão de dívida da história moderna obtido pela Grécia irá permitir que o país possa acessar um novo resgate no valor de 130 bilhões de euros.

Produção industrial no Reino Unido

A produção industrial no Reino Unido caiu 0,4% em janeiro, após alta de 0,4% em dezembro. A queda foi liderada por uma forte perda em extração de petróleo e gás e por uma alta menor que a esperada na produção manufatureira, que subiu apenas 0,1%, quando a expectativa era de 0,3% .

Exportações e inflação na Alemanha

As exportações da Alemanha subiram 2,3% em janeiro, depois da queda de 4,4%em dezembro. O superávit comercial da Alemanha em janeiro ficou em 14,2 bilhões de euros. Já o índice de preços ao consumidor do país em fevereiro teve alta de 0,7% na comparação com janeiro e de 2,3% em relação ao mesmo mês do ano passado.

Projeções para o PIB do Peru

De acordo com as projeções do governo peruano, o Produto Interno Bruto (PIB) do país deve crescer 5,7% neste ano, acima da previsão anterior de alta de 5,4%. A revisão para cima se deve “a melhores perspectivas no ambiente externo e na demanda doméstica”. Em 2011, o PIB peruano subiu 6,9%, após avançar 8,8% em 2010.

Atividade industrial no Japão

A indústria japonesa, duramente atingida pelo terremoto e pelo tsunami de março do ano passado, já retomou o ritmo de produção. Nos segmentos manufatureiro e de mineração o ritmo das atividades é comparável ao de 2010, um ano antes do terremoto, mas ainda não atingiu o pico de 2011, verificado em fevereiro, um mês antes da catástrofe.

Inflação na China

Os preços ao consumidor na China subiram 3,2% na comparação com o mesmo mês do ano passado, em relação a janeiro, os preços baixaram 0,1%. Após conter uma inflação que chegou a 6,5% em julho, o governo flexibilizou gradualmente sua política monetária para sustentar a atividade econômica. O governo fixou um objetivo de inflação de 4% para 2012, abaixo dos 5,4% registrados em 2011.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.