Garrafas pet, sofás, sacolas e dois cavalos mortos integram o cenário agonizante do Arroio Carolina

Moradores das proximidades do Cerro do Armour tiveram que conviver com o mau cheiro de dois cavalos em estado de decomposição, que foram jogados no interior do arroio

Na manhã de ontem, lixo se acumulava embaixo da ponte sobre o Arroio Carolina, nas proximidades do Cerro do Armour. No local, dois cavalos mortos

Um problema que havia sido solucionado quase que completamente quando há pouco mais de um ano, uma limpeza intensa, com o auxílio de um equipamento cedido pelo governo do Estado, promoveu a recuperação parcial das margens do Arroio Carolina, no Armour, volta a incomodar os moradores da região.

Passado todo esse período, o lixo voltou a se acumular em diversos pontos do local, trazendo prejuízos, um grande número de reclamações e o risco de doenças para os moradores da localidade. Cansados com a situação, eles estão praticamente implorando para que uma limpeza mais profunda seja feita novamente no local.

“Já fazem muitos anos que estamos convivendo com essa situação, e é sempre a mesma coisa. O lixo se acumula, as chuvas chegam e alagam algumas casas no entorno. Já pedimos às autoridades para que a limpeza fosse providenciada, mas, até agora, não temos resposta”, frisou João Carlos, morador que reside há 47 anos nas imediações.

A ponte, localizada a poucos metros do local conhecido como Cerro do Armour, é a mais importante ligação dos moradores da região com o centro da cidade. O local é atalho importante, inclusive, para a Mangueira Colorada, e outros pontos da cidade. “Todo ano é a mesma coisa. Começa a vir chuva, vem toda essa sujeira. Há pouco mais de um ano, fizeram um limpeza, mas não chegou a atingir todo o local. Ficamos preocupados porque as crianças brincam no local quando está mais limpo, mas há sempre o risco do contato com animais peçonhentos e outros objetos”, frisou o morador. Para o morador Luis Carlos, 22 anos, servente, a situação está precária. “A comunidade já pediu diversas vezes para a Prefeitura, mas, até agora, nada. É complicado conviver com o mau cheiro e com toda essa sujeira que se acumula todos os anos”, afirmou.

Cavalos

No local, na manhã de ontem, a equipe de reportagem do Jornal A Plateia flagrou dois cavalos em avançado estado de decomposição, que foram jogados nas águas do arroio.

De acordo com os moradores das adjacências, provavelmente os animais tenham sido jogados em outros pontos do arroio Carolina e foram carregados pelas águas até o Armour com as chuvas da última quinta–feira, que fizeram o nível do arroio subir.

“A Prefeitura é uma só”, dizem os secretários de Obras e Serviços Urbanos

No fim da tarde, duas equipes da Prefeitura iniciaram a limpeza no local

Tão logo foi comunicado sobre a situação no Arroio Carolina, nas proximidades do Cerro do Armour, o secretário de Obras, Mário Gomes, disse que esta seria uma ação a ser tomada pelo seu colega Zilásio Vaqueiro, titular interino da secretaria de Serviços Urbanos. “Mesmo assim, vou estar junto com o colega Zilásio nessa empreitada para ajudar a solucionar esta situação”, informou Gomes. Zilásio Vaqueiro confirmou o envio de uma equipe ao local para proceder a retirada dos animais mortos e parte da sujeira do arroio. A tarefa foi cumprida no fim da tarde de ontem.

Uma retroescavadeira da Secretaria de Obras e um caminhão da Secretaria de Serviços Urbanos foram usados na ação.

 

Cleizer Maciel
cleizermaciel@jornalaplateia.com

 

 

 

.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.