Projeto para reduzir lixo na cidade

Iniciativa foi ideia do educador ambiental junto às escolas da cidade

Márcio Rodrigues, idealizador do projeto

Durante todo o ano, as escolas de Livramento, poderão trabalhar com seus alunos, projetos relacionados ao meio ambiente. A iniciativa foi do biólogo e educador ambiental da secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, Márcio Rodrigues. O Projeto Social “Controle de Resíduos Sólidos Urbanos” tem como alvo, os educandos e educadores da rede municipal de educação de Livramento e como objetivo estabelecer permanentemente a Educação Ambiental nas escolas municipais de Livramento, difundindo ações práticas de sustentabilidade, na comunidade que a escola está inserida contribuindo com a participação cidadã na sustentabilidade da sociedade.

Atividade realizada em 2013 nas escolas

Segundo o idealizador do projeto, Márcio Rodrigues, este foi “montado” desde abril de 2013. “Está sendo realizada com as crianças a ação, pois é mais fácil educar as crianças do que os adultos. Agora, conto com duas pessoas que estão me ajudando na parte da formatação da ação. Todas as escolas da zona urbana já foram contatadas e algumas já enviaram seus projetos. As entidades podem escolher com o que trabalhar, é aberto e no final, queremos elaborar um seminário em novembro deste ano”, afirmou ele.

Ainda segundo Márcio, “a ideia também é conscientizar as pessoas da separação do lixo entre o reciclável que gera renda e ainda, pegar a parte orgânica para adubo, compostagem. No ano passado tivemos uma boa participação das escolas que pode ser verificada em nosso blog”, avaliou ele.

 Envio de projetos: 

As instituições devem enviar até o dia 11 de abril (segunda-feira), exclusivamente, pelo e-mail marcio.q.onca@hotmail.com.
Todos os alunos podem participar, não há uma idade mínima nem máxima e o lançamento do Projeto será em junho, quando as ações já estiverem em andamento. Maiores informações pelo blog marciorodriguesbio.simplesite.com.br ou pelo e-mail marcio.q.onca@hotmail.com. No quadro abaixo, saiba mais sobre os eixos do Plano de Ação Municipal: 

Eixos – Plano de Ação Municipal 

Eixo I: Implantação da Política Municipal de Meio Ambiente

Inserir estratégias e ações voltadas para a educação ambiental.

Eixo II: Promoção da Educação Ambiental

Elaborar estratégias que visem aumentar a demanda na área de Educação Ambiental.

Eixo III: Informação e comunicação

Sensibilizar os cidadãos e suas famílias, incentivando o auto-cuidado e hábitos saudáveis através da E.A.

Eixo IV: Participação, relações institucionais e controle social

Trabalhar com a interdisciplinaridade para vincular ações do poder público e a sociedade civil organizada para efetivar a atenção integral com a E.A.

Eixo V: Implantação e expansão do sistema de atenção à Educação Ambiental

Eixo VI: Qualificação de profissionais da área de E.A. formatando educação permanente dos educadores e educandos

Eixo VII: Insumos, equipamentos e recursos humanos

Eixo VIII: Sistemas de informação

Analisar de forma articulada com as demais áreas técnicas do meio ambiente.

Eixo IX: Avaliação do Projeto-piloto

Realizar estudos e pesquisas que contribuam para a melhoria das ações através do monitoramento da Política Nacional de Educação Ambiental.

Eixo X: Participação de empresas na montagem e finalização dos projetos

 

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.