APL local é reconhecido como arranjo potencial

Foco de todo o trabalho está nos pequenos e médios produtores de leite de Sant’ Ana do Livramento

O Arranjo Produtivo Local do Leite de Sant’Ana do Livramento, projeto desenvolvido desde 2008 que visa ao fortalecimento da atividade leiteira no município, foi reconhecido oficialmente como Arranjo Potencial no âmbito do Programa Estadual de Arranjos Produtivos Locais (APL). O reconhecimento do trabalho foi feito pelo Núcleo Estadual de Ações Transversais nos APLs (Neat), que é composto por 23 Instituições Públicas e Privadas, e integra a Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI) – braço operacional da Secretaria Estadual de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI).

Para reconhecer a potencialidade do APL do Leite, o Neat levou em conta diversos fatores, como a quantidade de produtores que trabalham na área no município; interação entre os atores do Arranjo e ações que buscam objetivos comuns ao desenvolvimento sustentável; e a existência de governança, com a participação de entidades que promovem o aprendizado, a inovação e a busca da eficiência econômica coletiva para aumentar a competitividade dos produtores, com ações voltadas para a capacitação profissional, tecnológica, promoção comercial, infraestrutura, financiamento e sustentabilidade.

O reconhecimento do APL do Leite de Livramento representa uma etapa para um possível enquadramento no Programa Estadual de Arranjos Produtivos Locais, o que permitiria o acesso a recursos, linhas de financiamentos e subsídios, incentivos do Fundo de Fortalecimento dos APLs para investimentos em projetos cooperados; acesso a projetos e a programas de instituições apoiadoras de APLs; e capacitação por meio do Projeto Extensão Produtiva e Inovação, entre outros benefícios.

O APL do Leite

A partir da necessidade de construir um projeto em conjunto para o fortalecimento da atividade leiteira em Sant’Ana do Livramento, foi criado o Arranjo Produtivo Local do Leite (APL). Como etapa inicial, foi realizado um diagnóstico com os produtores, em um período compreendido entre os anos de 2008 e 2010. Paralelamente a este trabalho foram realizadas edições do Seminário Rumos da Bacia Leiteira, com debates sobre a atividade. Tendo como base os dados do diagnóstico e as demandas levantadas nas conferências, passou-se a uma nova fase do projeto, com o planejamento coletivo para o setor.

Esta combinação de ações refletiu diretamente em resultados de produção, produtividade e qualidade do leite no município. Os cinco milhões de litros de leite produzidos em 2005 passaram a 20 milhões em 2010, quadriplicando os números de produção em cinco anos.

A primeira meta do APL, a organização do setor, já foi alcançada. O trabalho agora pretende passar a uma nova etapa, visando ao aumento da produtividade com redução de custos e produção a base de pasto de forma mais abrangente. Uma das conquistas do APL foi a aprovação de um recurso de cerca de R$ 350 mil, oriundo da Consulta Popular do governo estadual, referente ao período 2010/2011. A verba será destinada à compra de maquinário e equipamentos para a produção de alimentos forrageiros.

PARTICIPANTES

Integram o APL do Leite entidades públicas, privadas, associativas, cooperativas, educacionais, universitárias e tecnológicas. São elas: Emater/RS-Ascar, Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Cooperativa dos Assentados de Sant’ Ana do Livramento, Associação de Pequenos Produtores de Leite de Santana do Livramento, Associação dos Criadores de Gado Leiteiro e Produtores de Leite de Santana do Livramento, Cooperativa de Técnicos, Banco do Brasil, Fepagro, Unipampa, Uergs, Embrapa Pecuária Sul, Cosulati, SkyLab e Associação dos Pequenos Produtores do Ibirapuitã.

 

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.