Bohn Gass e Glauber destacam o reconhecimento do APL de Leite de Livramento pelo Governo do RS

O projeto de Arranjo Produtivo Local (APL) de Sant’Ana do Livramento, que tem foco no desenvolvimento da cadeia leiteira, está entre os que obtiveram o Reconhecimento Formal do Governo do Estado. Na prática, significa que o APL santanense está habilitado a buscar financiamentos públicos e participar das políticas nacionais do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio. “Só com o reconhecimento em nível estadual é que o APL pode participar de editais, disputar verbas a fundo perdido e obter crédito público”, explica o deputado federal Elvino Bohn Gass (PT), que vinha atuando junto ao Governo do Estado para que o APL de Livramento fosse oficializado. O parlamentar diz que, agora, o trabalho continuará em Brasília para que os projetos do APL santanense possam obter verbas federais através do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio.

Além da Prefeitura Municipal, Emater, Cooperativa de Assentados da Fronteira Oeste (Cooperforte), Associação de Criadores de Gado Holandês, Cooperativa de Técnicos (Coptec), Banco do Brasil, Fepagro e Embrapa Pecuária Sul, assim como as universidades Unipampa e UERGS, integram o grupo que organiza o arranjo produtivo santanense.

Entusiasta do modelo de desenvolvimento baseado em Arranjos Produtivos Locais, o prefeito Glauber Lima afirma que desde que os leiteiros santanenses começaram a discutir coletivamente os seus problemas e passaram a buscar soluções conjuntas, a produção local subiu de R$ 6 milhões de litros/ano para R$ 20 milhões de litros/ano. “Isto em pouco mais de cinco anos. É a prova de que quando todos trabalham unidos, os resultados aparecem. Nossa bacia leiteira tem um grande potencial e tudo o que for preciso fazer para profissionalizar, agregar valor, melhorar a qualidade de vida e de trabalho e garantir a saúde financeira desses produtores e do nosso leite, vamos fazer”, resume o prefeito.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.