Obra do Dae encontra água há mais de 130 metros de profundidade

Primeiro poço foi finalizado ontem, mas bomba que irá elevar água deve ser instalada somente hoje,depois dos testes finais, água começará a ser direcionada para o reservatório da autarquia

André Fiuza, motorista e auxiliar de soldagem da obra realizada no Dae

O primeiro dos dois novos poços que estão sendo perfurados pelo Dae, já está concluído e aguarda somente pela instalação de uma bomba, que fará a elevação da água para o reservatório do Dae, para se tornara 100% operante.

Este poço, deve suprir as necessidades de abastecimento na região central da cidade, entre a própria autarquia e o centro da cidade e o final da Andradas e avenida Tamandaré. O segundo poço, que está sendo perfurado no parque São José, deve suprir parcialmente a necessidade de abastecimento nas adjacências de sua localização.

Teste de vazão

Assim que a bomba chegar à cidade, deverão ser feitos os primeiros testes de vazão. “A água sabemos que tem, e bastante, mas agora pretendemos fazer os testes para ver a real situação. Apesar de encontrarmos água a 130 metros, perfuramos até os 216 metros – para um monitoramento que passaremos a fazer a partir de agora – e sequer chegamos ao Aquífero Guarani. Tinhamos a intenção de chegar ao Aquífero para fazer as medições de peso de água, mas não chegamos nem perto mesmo. Estes 216 metros que perfuramos estão com tudo pronto” destaca Francisco Ferrão. Ele relata que já na tarde de ontem, houve um primeiro “estouro” de água e o jato arremessado passou inclusive da altura dos eucaliptos que estão presentes no pátio do Dae. “Todo mundo ficou surpreso com a ação da água, era próximo da meia-noite quando aconteceu essa manifestação natural da água” acrescenta.

Já o funcionário da empresa terceirizada, responsável pela perfuração dos poços, André Fiuza, destacou que a partir de agora todo o equipamento e equipe de trabalho, deve ser direcionado ao parque São José para a continuidade da obra e conclusão do poço o mais breve possível.

“Perfuramos mais de 216 metros e não atingimos o Aquífero Guarani, mas bem antes disso, em torno de 130 metros, já encontramos água no subsolo santanense.”

Diretor Administrativo do Dae, Francisco Ferrão deixa a função nesta sexta-feira

Diretor Administrativo deixa o cargo nesta sexta-feira

O diretor administrativo do Dae, Francisco Ferrão deixa o cargo nesta sexta-feira. Na condição de pré-candidato a vereador, o atual diretor tem até a data para desvincular-se de qualquer cargo diretivo para que possa dar continuidade a campanha na busca por uma vaga na Câmara de Vereadores em 2013.

Para substituí-lo, em um primeiro momento, tomará o cargo, João Alberto Carrets. “Até o momento não há uma pessoa que tenha sido indicada para a função, mas mesmo afastado eu sempre poderei dar a minha colaboração para que a autarquia siga norteando o trabalho que vem sendo realizado. Apesar disso estou aqui, no Dae até o dia 6 de julho, quando me licencio de tudo e parto para a campanha” destaca. Francisco Ferrão esteve a frente da autarquia entre abril de 2010 e a presente data.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.