A era da mulher

Eis a intenção do Santo Padre para o mês de março pedindo nossa oração.

“Para que a contribuição dada pelas mulheres ao desenvolvimento da sociedade seja adequadamente reconhecida em todo o mundo”.

O PASSADO – Já se foi o tempo em que a mulher era educada apenas para a função de dona de casa e esposa. De 2009 para 2010 foram abertos 163 mil postos de trabalho para mulheres na grande São Paulo, representando 45% da população empregada (DFados do Dieese e Seade).

A mulher precisa de um trabalho de valorização pessoal, diz um editorial, para que possa fazer uso de sua inteligência, intuição e sabedoria, não só em proveito próprio, msa em favor de toda a sociedade. A mulher não é igual, nem superior, nem inferior a homem: é-lhe equivalente (Ramalhão Ortigão).

AVANÇOS – Com suas conquistas no mercado profissional, a mulher vem ocupando posições de des taque no comércio, na indústria, no campo acadêmico, na área militar, no STF, no esporte, na saúde, na assistência social. Há cinquenta anos, não se podia imaginar uma mulher comandando uma montadora de automóveis! Há cinquenta anos não se podia imaginar uma mulher pilotando um Boeing! Hoje, numa das grandes empresas de aviação do Brasil, 40 mulheres desfilam ostentando o quepe e uniforme de piloto.

Em 2000, revela uma pesquisa, 33% das mulheres, de formação secudária, tinham carteira asinada; este número subiu para 44% em 2010 e, 75% das mulheres de nivel superior ocupavam postos normais de trabalho.

NO FUTURO – O economista Marcelo Neri, da FGV explica: “Quanto mais jovem a população, mais as mulheres superam os homens em grau acadêmico. Daí se conclui que, no futuro, as mulheres serão, em média, mais qualificadas que os homens”. Esta já é uma realidade no exercício da cátedra universitária.

As mulheres nos devem a maior parte de seus defeitos; nós lhes devemos a maior parte de nossas qualidades (La Rochefoucauld). Aplausos à mulher por suas conquistas, quer no lar, quer na sociedade!

P. Miron Stoffels, SJ

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.