GRANDE EXEMPLO DE PESSOA

Getúlio Rubim da Costa é o nome deste que sempre foi um verdadeiro amigo e exemplo de pessoa da maior importância numa estrutura familiar. Tive o privilégio de conhecê-lo e privar de sua amizade desde minha juventude, por oportunidade de laços fraternos.

Assim como a maioria dos descendentes desta região, também veio da área rural, onde cresceu e iniciou a mocidade exercendo atividades em lidas campeiras, o que oferece uma formação pessoal determinada e independente, visto o treinamento para a faina diária com o gado e o adestramento de equinos, tarefa que exige coragem e preparo, proporcionando aos participantes: desembaraço físico, agilidade, rapidez de raciocínio e decisões imediatas, pois qualquer falha nesse exercício pode custar à própria vida ou deixar sequelas permanente.

Depois, já moço veio morar na cidade. Os tempos já eram outros e quem queria construir uma vida profissional estabilizada, com segurança financeira para iniciar e organizar uma família, era esse o rumo certo de procedimento para todo aquele, que como ele, trazem esta característica intrínseca de superação, de vencedor, de acreditar sempre que o futuro vai ser melhor.

Isso, o meu amigo Getúlio tinha de sobra, todos os que o conheciam sabiam dessa disposição contagiante. Não era só no discurso, ele demonstrava na prática, como trabalhador disciplinado e incansável, disposto, verdadeiro líder que sempre foi. Neste momento lembro a frase de Che Guevara: “Hay que endurecer, pero sin perder la ternura jamás.” Porque ele era assim, exigia dedicação nos compromissos, mas confraternizava e estava sempre atento e disposto a colaborar nos momentos difíceis com todos que ele conhecia, independente de serem parentes ou não.

Não possuía formação superior, até porque naqueles anos só era possível nas grandes cidades, para jovens com pais que tivessem respaldo de patrimônio financeiro. Mas lia muito, verdadeiro autodidata. Discorria com desembaraço sobre os mais diversos assuntos nas reuniões em que participava.

Era adepto do “Positivismo de Auguste Comte.” – Doutrina filosófica, sociológica e política, desenvolvimento do Iluminismo, fim da Idade Média e nascimento da Sociedade Industrial.

Essa filosofia herdou de Getúlio Vargas, a quem admirava profundamente e considerava ser o maior líder político deste País, bem como, Júlio de Castilhos e Borges de Medeiros.

Falávamos muito sobre isso, assim como sobre valores religiosos e a importância da fé e confiança em Deus, em nossos longos períodos de prosa e chimarreadas, sempre que possível, nos intervalos de lazer ou visitas ao longo de todos esses anos, apesar das distâncias geográficas e compromissos profissionais.

Neste momento, lembrando dele (Getúlio), gostaria e penso que deveria continuar entre nós, brilhando por longos anos, até porque tínhamos planos em relação a nossa comunidade, principalmente envolvendo e oportunizando referências aos jovens desta região.

Mas se o Criador achou por bem levá-lo o que ocorreu em 19/02/2012, tenho certeza que esse amigo cumpriu com a sua missão, pois cuidou de uma bonita família, plantou sua árvore com muitos frutos e seu livro de vida é um exemplo singular de leitura.

Emmir de Castro

www.fronteiradapaz.com.br

 

oi

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.