A caminhada para cuidar da saúde e manter a forma

Atividade é uma preferência entre os santanenses, principalmente no fim da tarde.

Cada um tem sua motivação para tomar a atitude e sair para uma caminhada. Alguns decidem sozinhos, outros por recomendação médica. Existem lugares da cidade que são os preferidos dos praticantes da caminhada, entre os quais o Porto Seco, a av. João Goulart, o Parque Internacional e o Lago Batuva.

O casal de noivos Daniel Cavalheiro, 26 anos, e Diahy Fagundes, 27 anos, gostam de andar no centro da cidade, e o entorno do Parque Internacional é um dos locais preferidos. “Pelo menos três vezes por semana saímos a caminhar, assim conversamos e passeamos com o cachorro”, disse Diahy. Na opinião de Daniel, a atividade ajuda muito no condicionamento físico, além de ser agradável. O horário preferido é no fim do dia.

Bem longe do centro, Paulo Roberto Souza da Silva, 42 anos, acelera os passos e procura relaxar, depois de um dia de trabalho. Conforme disse, a caminhada é um hábito de vida que ele cultiva há dois anos, e sente-se muito bem. Considera que assim compensa alguns excessos alimentares, que resultam do prazer de beber uma cerveja e comer um churrasco. Em média, ele caminha sete quilômetros, inclusive nos fins de semana. Sempre que tem mais tempo, anda no Batuva. No Porto Seco, também encontramos o Rui, que está procurando sair do sedentarismo, e considera a caminhada uma forma de melhorar a saúde e manter o peso, pois tem um histórico familiar de doenças do coração.

Vantagens

As vantagens de uma caminhada para a saúde quase todos sabem, e ela que faz bem para o corpo e para a mente também. Mas sempre é bom lembrar algumas vantagens, como a melhora da circulação, da respiração, no combate à osteoporose e à depressão. Ela também aumenta a sensação de bem estar, melhora a qualidade do sono de noite, auxilia no emagrecimento, protege contra derrames e infartos, diabetes, entre outros. Sempre que tiver dúvidas, procure seu médico.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.