Caminhar é saudável

A necessidade de uma atividade física, muitas vezes, é desconhecida, mas a prática deste exercício reduz os níveis de colesterol ruim e aumenta o bom

Educadora física Ana Lúcia Leite da Silva na 1ª etapa do Bem na Fita

A caminhada ajuda a evitar ansiedade, depressão, osteoporose, artrose, acidente vascular e câncer de intestino, auxilia no tratamento de diabetes, provoca a oxigenação do cérebro por ser uma atividade aeróbica, e se praticada rotineiramente, libera endorfina, que são hormônios capazes de tranquilizar e dar a sensação de bem estar. Caminhar é uma atividade democrática, excelente para socialização, que pode ser praticada por qualquer pessoa, de qualquer idade, desde que alguns cuidados sejam tomados. O alongamento é fundamental, tanto antes, quanto depois da prática do exercício. Antes, para o aquecimento dos músculos e depois para evitar dores.Roupas e tênis adequados são essenciais. A roupa deve ser confortável, preferencialmente em tecidos de algodão, e o tênis deve ter um solado que amorteça os impactos no joelho e tornozelos.

Segundo a educadora física Ana Lúcia Leite da Silva, atuante na área há 25 anos, “a caminhada melhora as condições de resistência, muscular, respiratória, cardíaca e circulatória. Tem como função o aumento de queima de calórica, sendo aliada daqueles que querem emagrecer. Também é uma fase adaptativa para pessoas sedentárias iniciarem uma atividade aeróbia, como os que precisam aumentar a resistência e avançar depois para um treino de corrida. Esta atividade não possui contraindicação, é livre para qualquer faixa etária, idade ou sexo. Caminhar faz bem a todos, socializa. Sair ao ar livre, desligar-se por algum tempo do seu dia é a solução para melhorar a qualidade de vida”, avaliou.

No município, a população está em contagem regressiva para a 2º etapa da 2º edição do Bem na Fita, que acontecerá no dia 24 de novembro. As caminhadas são sempre aos domingos, a partir das 9h, no Parque Internacional, onde uma grande estrutura é montada em parceria com os patrocinadores. Mais de 300 pessoas realizaram suas inscrições para o 1º dia da caminhada e, além de terem contribuído para o bem-estar físico, exerceram também a solidariedade, doando alimentos não perecíveis a instituições de assistência da cidade. As inscrições continuam sendo feitas na recepção do jornal A Plateia, basta levar o cupom preenchido e um quilo de alimento não perecível.

De acordo com Fábio Badra, diretor de A Plateia e RCC FM, e idealizador do projeto, o primeiro dia da caminhada foi um sucesso. Para as pessoas que ainda não realizaram suas inscrições, ele lembra que ainda há tempo. Todos receberão camisetas e garrafas para água, e haverá à disposição, logo após a caminhada, frutas, energético e água. Além disso, os três melhores resultados, as categorias masculina e feminina, receberão premiação.

O Bem na Fita – 2ª edição tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal, apoio da Decor Tintas, Casa dos Troféus, Hortisul, Augusto Modas, Studio Pilates Mariana Garagorry, Movilcor, Macro Sport, Prefeitura Municipal e Clínica Avril. A realização é do Sesc e a promoção é do jornal A Plateia e rádio RCC FM.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.