Proposta para redução da maioridade penal está pronta para ser votada

A redução da maioridade penal pode ser uma das primeiras votações do plenário do Senado Federal, em 2012. A matéria sobre a proposta de emenda à Constituição 20/99, está pronta, somente aguardando inclusão na pauta. Pela proposição, o jovem com idade entre 16 e 18 anos que delinquir será criminalmente responsabilizado, desde que comprovada sua capacidade de entender a ilicitude do seu ato.

A matéria, de autoria do ex-senador José Roberto Arruda, é polêmica e gerou diversos debates, protestos, adiamentos e indignação no Senado nos últimos anos. A cada delito grave cometido por um adolescente – como o assassinato do menino João Hélio, arrastado em 2007 por um carro dirigido por adolescentes, no Rio de Janeiro – a imputabilidade de menores voltava a ser debatida.

O texto chegou ao plenário na redação proposta pelo senador Demóstenes Torres (DEM-GO). Um dos motivos para a resistência à aprovação da proposta na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) é a tese de que a criminalidade entre os jovens tem, entre outras causas, a miséria. Para o senador, um jovem entre 16 e 18 anos tem plena capacidade de identificar o ato criminoso e a pobreza não é causa determinante da criminalidade.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.