Municipários ouvem o Prefeito, aguardam nova proposta mas não descartam greve

Prefeito recebe sindicato e dialoga sobre reposição dos servidores

Glauber Lima, Fabrício Peres, Antonio Pinto, Gerson, Silva e Aquiles na reunião de ontem

Foi ontem à tarde a reunião entre Executivo e municipários, em articulação do vereador Aquiles Pires (PT). Pode ser considerada como uma retomada à negociação, já que uma das reclamações centrais do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais era sobre a ausência do prefeito. Glauber Lima, acompanhado pelo secretário FabrícioPeres, da Administração, recebeu o presidente dos municipários, José Carlos da Silva, o tesoureiro Antonio Pinto e o diretor de Formação Gerson Pereira (Jacaré). “Buscar o melhor para o servidor público e reajuste salarial” conforme o mandatário, era o foco no palácio Moisés Vianna.

Após o encontro, a prefeitura deverá apresentar hoje uma nova proposta, depois de realizar um estudo de impacto financeiro. O sindicato chamou assembleia geral para às 18h30 de hoje (com segunda chamada às 19h) no Clube Cruzeiro. A pauta inicial é tirar uma posição da categoria – seja indicativo de paralisação ou greve, salvo se, na avaliação dos sindicalistas, a proposta do Executivo seja válida para apresentar à categoria.

De acordo com o Executivo, foi a terceira vez que o Prefeito recebeu o sindicato para dialogar sobre melhoria de condições para os servidores e o reajuste salarial. “Queremos avançar nas negociações, mas temos um condicionante legal, que é a falta de disponibilidade financeira”, destacou Glauber. “Reafirmo o compromisso com os trabalhadores, mas também temos os compromissos da folha de pagamento. Vamos até o limite da responsabilidade. Não queremos ser irresponsáveis e inviabilizar a folha de pagamento de todos servidores e de nossos investimentos demandados pela comunidade” – exaltou.

“O município irá dispor um total de 10% à categoria – 4% de anuênio e 6% de reposição das perdas – sendo este o limite que a municipalidade pode chegar ao momento” – segundo o Prefeito. “Temos que viabilizar outros meios de assegurar um ganho maior que esse, mas, para isso, temos que realizar ações de possibilitem o aumento da nossa receita. Iniciamos o recadastramento imobiliário, com o objetivo de atualizar o cadastro do município e, assim, aumentar as receitas, sendo esta a única forma de podermos arcar com compromissos financeiros maiores” – argumentou.

Glauber Lima lembrou as diversas ações realizadas por sua gestão em prol do servidor público. “Entre elas o compromisso do Concurso Público, que será realizado ainda no segundo semestre; o processo seletivo para contratação de 65 agentes comunitários de saúde e 23 agentes de combate a endemias. Além disso, garantimos a redução de 5,5% sobre a contribuição do 13º salário. Aprovamos a nova Lei para o grau de escolaridade, reduzimos em 30% os números dos cargos em comissão, sendo este um compromisso de campanha e, por fim, pagamos as licenças-prêmio de 2008, 2009, 2010 e 2011 e já apresentamos o calendário para as licenças de 2012”, finalizou.

Outros temas também foram tratados na reunião, entre eles a institucionalização do vale-alimentação e da reabertura do refeitório da Secretaria de Obras. Uma nova reunião será marcada para hoje, 13.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.