TC Rizzo Ribeiro retorna à cidade para comandar o 7°Regimento de Cavalaria Mecanizado

Ele está de volta ao regimento ao qual serviu por seis anos, entre 1992 e 1998

Tenente Coronel Paulo Maurício Rizzo Ribeiro está de volta ao 7° RCMec

Ao ser nomeado para o cargo de Comandante do Sétimo Regimento de Cavalaria Mecanizado, Regimento Brigadeiro Vasco Alves Pereira, o Tenente Coronel de Cavalaria Paulo Mauricio Rizzo Ribeiro estava servindo na Escola de Comando e Estado Maior, sediada no Rio de Janeiro. Ele volta ao regimento 14 anos depois de ter passado pela cidade, entre os anos de 1991 e 1997.

Nascido em 30 de outubro de 1967, na cidade do Rio de Janeiro, é filho de Josué Vieira Ribeiro e de Marylane Rizzo Ribeiro.

Incorporou às fileiras do Exército em 13 de fevereiro de 1984, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), sediada em Campinas, São Paulo.

Foi declarado Aspirante a Oficial em 24 de novembro de 1990, sendo classificado nesta Unidade Militar, o 7º Regimento de Cavalaria Mecanizado, Regimento Brigadeiro Vasco Alves Pereira, onde desempenhou, durante seis anos, diversas funções de Oficial Subalterno e Intermediário.

Ainda no posto de Tenente, realizou o curso de Instrutor de Equitação, na Escola de Equitação do Exército, no Rio de Janeiro. Já no posto de Capitão, serviu no 3º Regimento de Cavalaria Mecanizado, em Bagé, Rio Grande do Sul, onde foi o oficial de operações e fiscal administrativo da Organização Militar. Serviu, também, na Escola de Educação Física do Exército, no Rio de Janeiro, e no Colégio Militar de Santa Maria, onde, como instrutor, foi Chefe da Divisão de Ensino e Subdiretor de Ensino.

Como oficial superior, entre 2008 e 2009, foi oficial de inteligência e oficial de operações do Comando da 6ª Divisão de Exército, com sede em Porto Alegre.

Cursou a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (ESAO), em 1998 e a Escola de Comando e Estado Maior do Exército (ECEME), no biênio 2006/2007. Foi promovido ao posto atual em 30 de abril de 2010. Desempenhou a função de instrutor da Escola de Comando e Estado Maior do Exército, no biênio 2010/2011. Foi condecorado com a Medalha Militar de Prata e com a Medalha do Pacificador. É casado com Claudia Lopes Ribeiro, com quem tem 2 filhas, a santanense Ana Carolina e também Maria Eduarda.

Sobre seus objetivos no seu retorno ao 7° Regimento de Cavalaria Mecanizado, o tenente coronel Rizzo Ribeiro destacou que depois de 14 anos de sua primeira passagem pelo regimento, retornar é a realização de um sonho profissional: “O regimento é uma unidade para o exército, muito importante, além de ser da minha arma, que é a Cavalaria. Foram vários aspectos importantes e o Exército Brasileiro me premiou com o retorno ao 7° de Cavalaria e a Sant’Ana do Livramento.

Minha grande expectativa era de um dia retornar, e sabia que só seria possível na condição de comandante. Eu encontrei o regimento em excelentes condições operacionais e de instalações”, destaca.

No seu retorno a Livramento, Rizzo Ribeiro pretende trabalhar sobre duas premissas. Uma delas direcionada ao trabalho operacional e outra ao trabalho familiar. Ele afirma que gostaria muito de intensificar os trabalhos operacionais do regimento, no que diz respeito ao lado operacional da instituição. Na segunda questão, de cunho familiar, ele pretende ampliar este laço de ligação com a comunidade. Questionado sobre que mensagem ele passa aos seus futuros comandados, Rizzo Ribeiro destacou apenas duas palavras: “Expectativa e trabalho”, finalizou.

Por LEO SILVEIRA
leo.aplateia@hotmail.com

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.