Passagem do Comando do 7º RC MEC

A transmissão do cargo e a inauguração do retrato acontecem na próxima quinta-feira, 16, às 18h30, no Quartel do Cerro do Depósito

O comandante da Guarnição Federal de Sant’Ana do Livramento, Tenente Coronel Paulo Maurício Rizzo Ribeiro, informa às comunidades santanses e riverense que a transmissão do cargo de Comandante do 7º Regimento de Cavalaria Mecanizada, para o Tenente Coronel Juarez Guina Fachina Júnior, ocorrerá no dia 16 de janeiro, às 19h, nas dependências do Regimento.

O Tenente Coronel Rizzo Ribeiro agradece às comunidades da Fronteira da Paz pelo apoio dispensado ao Comandante da tradicional Organização Militar do Cerro do Depósito.

Em entrevista ao jornal A Plateia, o Tenente Coronel Paulo Mauricio Rizzo Ribeiro e o sucessor, Tenente Coronel Juarez Guina Fachina Júnior, falam um pouco de sua trajetória de vida e também da carreira militar de quase 30 anos. 

A Plateia: De onde veio?
Ten. Coronel Paulo Rizzo: Eu vim do Rio de Janeiro, da Escola de Comando Maior do Exército, onde era instrutor. Agora estou retornando ao Rio de Janeiro, e irei para a Escola Superior de Guerra, por designação a cargo do Gabinete do Comandante do Exército.

A Plateia: Qual a sua idade?
Ten. Coronel Paulo Rizzo: Tenho 46 anos e estou na profissão desde 1984, fechando 30 anos na carreira.

A Plateia: Ficou quanto tempo em Livramento?
Ten. Coronel Paulo Rizzo: Estou completando dois anos no Comando. Porém, já servi aqui no município em outras duas ocasiões. Na verdade, cheguei aqui logo após a conclusão do curso nas Agulhas Negras, e me apresentei aqui em janeiro de 1991. Além deste período, eu também servi aqui como tenente e como capitão, totalizando oito anos em Livramento.

A Plateia: O senhor gosta da cidade de Sant’Ana do Livramento?
Ten. Coronel Paulo Rizzo: Gostei e gosto muito de Sant’Ana. Casei em Livramento, minha esposa e filha são santanenses.

A Plateia: O que vai levar de positivo da cidade?
Ten. Coronel Paulo Rizzo: Olha, em particular vou levar as amizades que construí em Livramento, a capital da região da Campanha. Vou levar muitas lembranças, muita saudades e certamente não perderei os laços que construí aqui. E ressalto, fui um privilegiado em poder trabalhar no 7º de Cavalaria e comandar esta organização militar tradicional do Exército Brasileiro, com uma importância estratégica e de manutenção diplomática bastante importante, visto que esta região está situada em uma fronteira. Além disso, o Regimento sob meu comando preservou relações bastante importantes com os órgãos federais, municipais e estatuais de Sant’Ana do Livramento e a comunidade em geral.

A Plateia: Como é a dinâmica do processo de mudança/troca de comando?
Ten. Coronel Paulo Rizzo: O comando de unidade se desenvolve por dois anos, para que exista uma oxigenação natural, para que outros oficiais tenham esta oportunidade de Comando das Organizações Militares Operacionais do Exército.

Tenente Coronel Juarez Guina Fachina Júnior – Comandante Sucessor

Na região sul do Brasil, o comandante já tem uma vivência de 11 anos, e a Livramento é a primeira vez que vem a trabalho. Para ele, o 7° RC Mec é um desafio, tanto por sua história e também pelos comandantes que já passaram pelo regimento. “Fiquei muito feliz da minha nomeação, pelo Comandante do Exército, para o comando desta tradicional unidade. Então, o desafio é o dia a dia, manter as tradições e buscar que a missão seja cumprida da melhor forma”, avaliou Guina.

Ao ser nomeado para o cargo de Comandante do 7° Regimento de Cavalaria Mecanizado, o Tenente Coronel de Cavalaria Juarez Guina Fachina Junior estava servindo no Comando da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada, sediada em Pelotas, estado do Rio Grande do Sul. Foi promovido ao posto em 31 de agosto de 2010.

Nascido em 3 de março de 1967, na cidade de Resende, estado do Rio de Janeiro, é filho de Juarez Guina Fachina e Lurdes Monteiro Fachina.

Incorporou às fileiras do exército em 23 de fevereiro de 1987, na Academia Militar das Agulhas Negras. Foi declarado aspirante-a-oficial em 24 de novembro de 1990, sendo classificado no Vigésimo Regimento de Cavalaria Blindado, sediado em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, onde desempenhou, durante dois anos, as funções de oficial subalterno.

Realizou o curso de instrutor de equitação no ano de 1993, e serviu no Terceiro Regimento de Cavalaria de Guardas, sediado em Porto Alegre, no período de 1994 a 1996.

Cursou a escola de aperfeiçoamento de oficiais em 1997. Desempenhou a função de instrutor na Academia Militar das Agulhas Negras de 1998 a 2001.

Serviu no 8° Regimento de Cavalaria Mecanizado, sediado em Uruguaiana, onde desempenhou as funções de chefe da seção de pessoal e operações, nos anos de 2002 e 2003.

Comandou o Sexto Esquadrão de Cavalaria Mecanizado, sediado em Santa Maria, no Biênio 2004-2005.

Serviu no Centro de Instrução de Blindados, sediado em Santa Maria, onde desempenhou a função de chefe da divisão de ensino, no período de 2006 a 2008.

Serviu na diretoria de abastecimento, sediada em Brasília, no período de 2008 a 2010. Cursou a Escola de Comando e Estado Maior do Exército no biênio 2011-2012.

Como oficial de estado-maior, chefiou a primeira e segunda seções do Estado Maior Geral do Comando da Oitava Brigada de Infantaria Motorizada.

Foi condecorado com a Medalha Militar de Prata, a Medalha do Pacificador, a Medalha Sangue de Heróis e o Distintivo de Comando Prateado. É casado com a srª. Ana Beatriz Guimaraes Moraes Fachina, e não possui filhos.

Curiosidade

O Tenente Coronel Paulo Maurício Rizzo Ribeiro e o Tenente Coronel Juarez Guina Fachina Júnior foram da mesma turma da Academia Militar, e na ponta da carreira se reencontraram para realizar a troca de Comando. Segundo Guina, “é uma oportunidade para poucos receber o Comando do Regimento de um Comandante como este”, referindo-se a Rizzo Ribeiro.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.