Livramento e vizinhos da Fronteira Oeste registram melhores condições dos campos nativos e pastagens

Campo nativo: com chuvas na região da Fronteira, recuperação já é significativa

Na Fronteira Oeste, melhora a condição do campo nativo e das pastagens devido à ocorrência de chuvas abundantes na semana anterior. Em Sant’ Ana do Livramento, Quaraí, Alegrete e Uruguaiana, os registros pluviométricos são melhores, embora exista alguma incidência de estiagem, porém, não com a gravidade daquela registrada na região da Campanha.

Nos municípios de Aceguá, Bagé, Candiota, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Hulha Negra, Santa Margarida do Sul e São Gabriel, os índices de chuva foram muito baixos, entre 5 e 12 mm, agravando o déficit hídrico na região, afetando o desenvolvimento do campo nativo, que está ficando amarelado e seco, e as pastagens de sorgo forrageiro, milheto e milho para silagem.

De acordo com o Informativo Conjuntural semanal da Emater, na Região Central e no Vale do Jaguari, as pastagens nativas e as forrageiras de verão, como o milheto, o sorgo-sudão e o sorgo forrageiro, estão em desenvolvimento vegetativo e com pouco crescimento devido à falta de umidade. As forrageiras perenes como o tifton e a bermuda também estão se desenvolvendo lentamente. O milho para silagem está em sua maioria no início da floração e com pouco desenvolvimento vegetativo devido à estiagem. Nas áreas das Regiões Colonial, Celeiro e Alto Jacuí, as forrageiras anuais estão com crescimento vegetativo paralisado pela falta de chuvas regulares, o mesmo acontece com as perenes, mas em condições um pouco melhores. A silagem que está sendo feita é de péssima qualidade, comprometendo a produção futura do leite. No Sul, até o momento, apenas na Serra do Sudeste a situação se agrava, reduzindo o volume das pastagens naturais.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.