Boa qualidade e quantidade de pasto favorecem rebanhos

Expectativa de pecuaristas é de que se mantenha uma regularidade maior nas chuvas

Rebanhos apresentam melhor condição corporal com incidência de chuva
fazendo crescer o pasto

Depois do período de déficit hídrico até o fim de dezembro, a normalização do regime de chuvas na primeira quinzena de janeiro elevou a umidade do solo, favorecendo o desenvolvimento das pastagens nativas e cultivadas. As pastagens anuais de verão devem se manter produtivas, no mínimo, por mais um mês. De acordo com o Informativo Conjuntural elaborado pela Emater/RS-Ascar, na maioria das regiões produtoras de carne no Estado, temperaturas elevadas, acompanhadas de chuvas frequentes, favorecem o rebrote mais intenso das espécies forrageiras nativas, aumentando a qualidade e a quantidade de pasto. Nestas condições, os animais apresentam bom ganho de peso e sanidade, o que eleva a produção dos rebanhos.

O período reprodutivo do gado de corte está em andamento, com boas perspectivas para a próxima safra de terneiros. Os pecuaristas estão bastante satisfeitos com os preços recebidos, tanto pelos animais prontos para o abate, quanto os animais de reposição. A tendência é que diminua a oferta nos próximos dias, o que deve pressionar os preços para cima. O avanço das lavouras, especialmente de soja, sobre áreas de pecuária forçou os produtores a desfazerem-se de seus rebanhos ou intensificarem a produção. Este quadro tem gerado especulações sobre a provável redução na oferta de bovinos de corte para o próximo ano.

Sobre a soja, as lavouras no RS seguem com seu desenvolvimento dentro da normalidade, apresentando percentuais similares aos anos anteriores, com 53% das áreas em desenvolvimento vegetativo, 40% em floração e 7% em enchimento de grãos. De maneira geral, o aspecto fitossanitário é considerado bom. A perspectiva de boas chuvas na próxima semana deverá trazer mais tranquilidade aos produtores, que começavam a se preocupar com as condições registradas neste último período (altas temperaturas e baixa umidade).

 Tratos e colheita

As uvas viníferas na região da Campanha recebem tratamentos fitossanitários e estão com muito boa condição de produção. As uvas de mesa estão em início de colheita, com boas perspectivas de produção e qualidade.

Bovinocultura de leite 

O rebanho leiteiro apresenta boas condições nutricionais e sanitárias. Com a intensificação do uso das pastagens de verão, os criadores que adotaram a prática do pastoreio rotativo, intercalando o uso de espécies forrageiras anuais e perenes, garantem o aumento da produção de leite. As pastagens nativas e cultivadas também foram beneficiadas pelas chuvas que amenizaram as altas temperaturas, que vinham causando estresse térmico nos animais, principalmente nas propriedades que têm arborização deficiente em torno das áreas de pastagens, onde o gado possa se abrigar dos raios solares. Em algumas propriedades, as constantes faltas de energia elétrica e as altas temperaturas estão prejudicando o resfriamento do leite. Os preços do leite pagos aos produtores baixaram, mas ainda são considerados bons.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.