A Arte de Envelhecer

Existem maneiras diferentes de envelhecer. Mas há só uma maneira de envelhecer preservando a dignidade que a vida exige de todos nós:com a certeza de que somos tão importantes, tão insubstituiveis em nossas afeições como outras pessoas na flor da idade.Ou dizendo de outra maneira:as pessoas idosas,que já ultrapassaram o limite dos setenta anos,não devem aceitar o envelhecimento como um calvário que se deva surportar até a hora da morte.Quem envelhece, amadurece ;quem envelhece, não apodrece. Por que se a pessoa não tiver esse entendimento, a idade pesará nos seus ombros como um fardo e seus olhos jamais terão a fortuna de descobrir novos significados nos dias que passam,na paisagem estendida na frente de casa. Não sejamos velhos agressivos, rancorosos, que vêem o mundo como uma prisão da qual querem se livrar o mais depressa possível.Não sejamos velhos que se entregam ao tédio dos dias de aposentadoria,que não admiram uma flor no jardim,que não escolhem um idioma para aprender, uma viagem a um país distante,cheio de mistérios. Não sejamos velhos que passam o dia inteiro numa cadeira de balanço,olhando a rua deserta,sem o menor interesse por um jornal, uma revista,um romance escrito por mão de mestre. Não sejamos velhos que abdicam da sua capacidade de amar, de gostar,de ver nuns olhos recem descobertos convites para novas aventuras,com a cumplicidade das nossas almas.

Auto-Estima

Mas não é só isso.Nenhum idoso pode se considerar um fardo que os filhos devem carregar por simples caridade cristã.Nenhum idoso deve bajular os jovens,tratá-los como se fossem seres melhores,que caminham com mais segurança, que às vezes cometem os maiores desatinos.Os jovens existem,estão próximos de nós,porque, um dia,foram gerados por homens e mulheres mais velhos,porque dormiram em seus braços para não morrer de frio, porque se tornaram fortes com os alimentos por eles fornecidos.E tanto quanto nós eles sabem que amanhã tambem serão velhos e não gostarão de serem vistos como material descartável.

Nessa marcha de bom senso, de auto-estima,os idosos serão sempre respeitados. Nem mesmo um idiota será capaz de dizer abertamente que prescinde dos seus conselhos nas horas amargas. E jamais terão medo de enfrentar a morte,a menos que sejam, despreparados para entender que o planeta terra é uma simples passagem,que os vê chegar sem qualquer riqueza e os vê partir levando somente as roupas adequadas ao funeral. Morrer pode ser o fim ou o começo de tudo, dependendo da formação religiosa ou filosófica que tivermos. Os idosos podem ser imensamente felizes.Podem esperar o surgimento de novas primaveras com o sentimento de que suas vidas recem vai começar.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.