Comunidade Europeia aprova verbas para projetos ambientais em Livramento

Tema foi abordado durante reunião entre autoridades brasileiras e uruguaias

O prefeito Wainer Machado e o vice Leonel Gornatti (ao centro) coordenaram a reunião promovida recentemente no Palácio Moysés Vianna

O prefeito Wainer Machado, o vice-prefeito Leonel Gornatti e integrantes do secretariado municipal juntamente com o representante da Intendência de Rivera, diretor Alejandro Bertron, estiveram reunidos na manhã de quarta-feira (04/01), com os técnicos envolvidos no Projeto URB-AL III, com o objetivo de debater e realizar uma análise dos projetos aprovados e em andamento.

Os projetos do Programa URB-AL III são co-financiados pela Comunidade Europeia, com previsão de investimento de três milhões de euros em Aglomerados Urbanos em Áreas Protegidas, tendo como área foco a APA do Ibirapuitã no Brasil, e Vale del Lunarejo no Uruguai. Os projetos visam beneficiar famílias moradoras das áreas protegidas, principalmente pequenas propriedades, com alternativas de novas gerações de emprego e renda, e formas de desenvolver atividades em harmonia com a preservação do meio ambiente. Os sócios destes projetos são as cidades detentoras das Áreas Protegidas, sendo Livramento, Alegrete, Rosário do Sul e Quaraí, respectivamente, no Brasil, e Rivera no Uruguai, tendo como Coordenador Institucional a cidade de Borba em Portugal.

Nesta reunião, foram traçadas as estratégias necessárias para o desenvolvimento dos projetos aprovados pela comunidade Europeia, ocasião que Alejandro Berton apresentou as estratégias já adotadas em Rivera. Os técnicos responsáveis pela elaboração dos projetos descreveram quais os gargalos que se apresentaram durante a elaboração dos mesmos, e as soluções apresentadas que culminaram na aprovação de sete projetos, nas áreas de Turismo, Bovinos de Leite, Ovinocultura, Apicultura, Mata nativa, Tear de Lã Rústica e Hortifruticultura, considerados viáveis para serem desenvolvidos na área foco – APA Ibirapuitã.

Dos projetos apresentados, três deles possuem transversalidade com os Municípios Sócios, sendo que o de Turismo prevê uma Rota Turística Binacional; o de Bovinos de Leite, que está sendo executado pela Fundação Marona da cidade de Alegrete; e o de Tear e Lã Rústica que está sendo executado por Rivera. Além destes projetos, Livramento é beneficiada também com os projetos de Mata Nativa e Ovinos.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.