Guias de turismo pedem apoio

Empresárias Vera Reis e Viviane Maciel relataram as dificuldades enfrentadas

A tão falada integração de Livramento e Rivera, na maioria das vezes está somente nas famílias “doble-chapas”, que se formaram ao longo dos anos, com a união de brasileiros com uruguaias e vice-versa, e no acesso do turista que vem de diversas localidades do Brasil fazer compras nos free shops da vizinha cidade. Fora disso, existem inúmeros entraves legais, que dificultam a verdadeira integração entre o Brasil e o Uruguai.

Exemplo disso foi dado na noite de quarta-feira última, quando as proprietárias da empresa Corticeira’s Guias de Turismo, Viviane Maciel e Vera Reis, ocuparam a tribuna da Câmara, para fazer um desabafo e pedir apoio dos vereadores santanenses, na solução de problemas que vêm enfrentando do outro lado, para realizarem seu trabalho de divulgação das potencialidades turísticas da Fronteira da Paz.

As guias de turismo que atuam há dez anos na área, realizando city-tour histórico e cultural, reclamaram da falta de estrutura do município para o desenvolvimento do setor, mas fundamentalmente dos problemas enfrentados para adentrar a cidade de Rivera, especialmente nos acessos às vinícolas, que estão localizadas nas rodovias da vizinha cidade.

“Quando recebemos turistas com veículos próprios, ônibus por exemplo, temos que adequar o roteiro, porque nossas ruas oferecem dificuldades de manobra, mas isso temos resolvido, fazendo circuitos por vias com acesso facilitado. Só que quando são grupos menores, temos de contratar um Doblô, que é um táxi, e com esse veículo nós não podemos chegar às vinícolas riverenses, porque a Polícia Caminera nos multa. Sem contar com o pagamento de taxas junto à Imigração, que onera nosso serviço. Por essa razão, estamos hoje aqui, pedindo ajuda dos senhores”, justificou Viviane Maciel, agradecendo a oportunidade dada pelo vereador Cláudio Coronel, e a receptividade unânime dos demais membros do Poder Legislativo.

Vereadores Edu Olivera, Germano Camacho e Carine Frassoni durante a reunião

Sensibilizados com a situação das abnegadas guias de turismo, os vereadores se comprometeram a ajudá-las, especialmente o vereador Batista Conceição, que é presidente da Comissão Binacional Legislativa de Assuntos de Fronteira. O órgão é formado por vereadores santanense e edis riverenses e está trabalhando em inúmeros projetos de interesse da Fronteira, especialmente pleiteando adequações das legislações dos dois países, para que haja uma efetiva integração.

A empresa coordenada pela guias de turismo Vera Reis e Viviane Maciel, além de promover a divulgação dos atrativos da Fronteira, com a realização de city- -tours, também é responsável pelos “americanos de mesa”, que é distribuído em bares e restaurantes, com informações úteis aos visitantes e um relato da história e pontos turísticos de Livramento e Rivera.

A sessão foi coordenada primeiramente pelo presidente interino, vereador Germano Camacho, o qual logo após, em razão de compromissos profissionais, foi substituído pela secretária Carine Frassoni.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.