Internet vai ganhando a rua

O terminal de ônibus Santo Amaro, na região do Largo Treze (zona sul de SP), começou a testar na última segunda-feira um serviço gratuito de acesso à internet. Os 210 mil passageiros, de 53 linhas, que passam por lá diariamente, agora têm uma rede sem fio à disposição de graça durante até 15 minutos. Com aparelhos habilitados para conexão à internet como celulares, tablets e notebooks, é possível consultar e-mails ou acessar sites enquanto se espera no terminal ou nos coletivos. Há bloqueios aos conteúdos pornográficos ou de apologia a crimes. Depois dos primeiros 15 minutos, a conexão é interrompida e só pode ser retomada pelo mesmo equipamento depois de uma hora. O serviço é um teste que, segundo a prefeitura, vai durar dois meses e, nas próximas semanas, também será levado aos terminais de ônibus da Lapa e do Sacomã. Por enquanto, não há custos ao município, a experiência foi oferecida pela empresa Rede Ponto Certo. “É um piloto. Se houver boa aceitação, poderemos lançar uma concorrência pública”, diz Douglas Roman, superintendente de tecnologia da informação da SPTrans (empresa municipal responsável pelo transporte). Segundo ele, a idéia de limitar a conexão por 15 minutos é para evitar que as pessoas fiquem no terminal só para acessar a internet, e não para esperar pelo ônibus.

Login diferente no Windows 8

A Microsoft anunciou detalhes sobre o sistema de reconhecimento por fotos do Windows 8. A partir desta versão do sistema, o usuário poderá logar no computador com o uso de uma fotografia. O sistema é destinado, sobretudo, a dispositivos touch, onde o ato de digitar uma senha é desconfortável. No login via fotografia, o usuário escolhe uma imagem e define gestos específicos que serão a assinatura para liberar o sistema. Você poderá, por exemplo, escolher uma foto de família e definir círculos e gestos que serão a sua senha para liberar o dispositivo para uso. O sistema funciona fragmentando uma imagem em diversos quadros. Cada quadrinho representa uma posição específica e, desta forma, o Windows mapeia seus gestos. Para um login de sucesso, você precisa não apenas descrever os gestos na ordem e dimensão correta, como também realizá-los nos pontos exatos da imagem. A grande questão é que um sistema desses não pode exigir precisão cirúrgica dos dedos do usuário, porque tornará a experiência de logar no sistema impraticável. Mas também não pode ser muito impreciso, porque sujeita o dispositivo a ser acessado por qualquer combinação de gestos que algum curioso arrisque na tela. Por conta disso, a Microsoft chegou a um número: 90% é o índice de precisão que seus gestos terão de atingir para um login bem-sucedido. Além de acertar a distância do gesto, será preciso fazê-lo no local exato e na ordem correta. Caso a idéia não agrade, não tem problema: o sistema é opcional e você poderá optar pelo uso de uma senha comum.

Avanços na Argentina e Uruguai

A Argentina será o primeiro país na América Latina a ganhar internet com velocidade de 100 Gbps (Gigabits por segundo), informou nesta semana a empresa Alcatel-Lucent, que será responsável por implementar o serviço no país em parceria com a operadora local Cablevision. “A Cablevision Argentina selecionou a solução coerente de rede óptica de próxima geração de 100 Gb da Alcatel-Lucent para aumentar dramaticamente as velocidades de performance e serviço afim de atender a crescente demanda por vídeo, multimídia e aplicativos de Internet por parte da sua base de clientes”, informa o comunicado à imprensa divulgado pela companhia franco-americana, que não informou exatamente quando a novidade estará disponível na Argentina. Além disso, a Alcatel-Lucent anunciou nos últimos um acordo para levar ao Uruguai sua rede wireless 4G/LTE comercial. Inicialmente, esses serviços estarão disponíveis nas cidades de Montevidéu e Punta Del Este, chegando depois a outros locais do país.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.