Dia Internacional das Pessoas com Deficiência é marcado por doações

Secretária Emília Fernandes (4ª à esquerda, em pé), vereador Dagberto Reis (em pé, 2º à d) com representantes de entidades beneficiadas com as doações

No último sábado, a secretária Executiva do Conselho do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul do País (CODESUL), Emilia Fernandes, reúne-se com representantes de entidades, em Livramento, oportunidade na qual efetuou entrega, em nome da FADERS e da Secretaria de Políticas para as Mulheres/RS, exemplares da Lei Maria da Penha em Braile.

O CODESUL, com esta iniciativa, reafirma seu compromisso com a luta pela inclusão e combate a todas as formas de discriminação e preconceito.

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência é uma data comemorativa internacional, promovida pelas Nações Unidas desde 1998, com o objetivo de promover uma maior compreensão dos assuntos concernentes aos avanços e desafios e, para mobilizar em defesa da dignidade, dos direitos e o bem estar das pessoas. E aumentar a consciência dos benefícios trazidos pela integração das pessoas com deficiência em cada aspecto da vida política, social, econômica e cultural.

Durante o encontro, Emilia Fernandes reafirmou seu compromisso com o tema da inclusão e da acessibilidade das pessoas com deficiência e colocou o CODESUL, através dos seus escritórios estaduais, à disposição dessa nobre causa.

Em Sant’Ana do Livramento, a secretária Emilia visitou a sede da Associação Santanense das Pessoas com Deficiência Física (ASSANDEF), sendo recebida pelo seu presidente Carlos Nilo e integrantes da entidade. Estiveram presentes também o presidente da Associação dos Deficientes Visuais (ADEVI), Antonio Augusto Pereira e a presidenta da Associação de Deficientes Fraternos, que também congrega pessoas com deficiência na região da Fronteira do Brasil com o Uruguai.

O encontro ainda contou com a participação do vereador e radialista Dagberto Reis, o representante do Programa Luz para Todos do Governo Federal, Calvete Couto, além da funcionária pública Tercilia Xavier ex-professora da APAE/Livramento e ex-vice diretora do Instituto Pestalozzi do Distrito Federal, grande apoiadores das entidades no município.

Lei Maria da Penha em Braile – Na oportunidade, a Secretária Executiva do CODESUL, Emilia Fernandes, em nome da FADERS e da Secretaria de Políticas para as Mulheres/RS, entregou a cada entidade, exemplares da Lei Maria da Penha em Braile, para o acervo das entidades e estudo de seus integrantes, destacando a importância da Campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

Representantes da diretoria da ASSANDEF expuseram sobre o novo espaço físico da entidade e o desejo de ampliação e fortalecimento do trabalho que vem sendo realizado. A reflexão se deu, principalmente, em relação à necessidade de tratamentos diferenciados que as pessoas com deficiência necessitam para viver com dignidade, em um mundo não adaptado para essas pessoas, que sofrem muito em seu dia a dia.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.