Laboratório de Enologia confirmado para D. Pedrito

Mainardi, ao centro, com Beatriz Luce e as demais autoridades, na confirmação do investimento

Sant’Ana do Livramento até poderá, um dia, ter um curso de Enologia visando à graduação de pessoas interessadas no segmento para trabalhar nas vinícolas, mas se aspirava um laboratório, perdeu, pois a reitora da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Maria Beatriz Luce, assinou, na manhã da segunda-feira, 5, em Dom Pedrito, uma série de contratos para a realização de obras no campus daquela cidade. O maior deles, no valor de R$ 1,3 milhão de reais, é para a construção do Laboratório de Enologia, liberado pelo Ministério da Educação, após gestões do secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, que prestigiou o ato.

Segundo o secretário, este importante equipamento, que tem investimento total previsto de R$ 5,8 milhões de reais, vai qualificar ainda mais o primeiro curso de Bacharel em Enologia do País, contribuindo para o desenvolvimento da vitivinicultura na região da campanha.

Ainda conforme Mainardi, os recursos, que serão liberados por etapas, estão assegurados pelo Mec.

Investimentos

A reitora Maria Beatriz destacou que estes investimentos levam a uma reflexão sobre a influência direta da Unipampa no desenvolvimento da região. Hoje instalada em 10 municípios da Campanha e Fronteira Oeste, oferece 60 cursos de graduação e cinco mestrados, devendo atingir o número de dez mil estudantes já no próximo semestre.

O prefeito daquele município, Francisco Alves Dias, fez questão de afirmar a importância da Unipampa para o desenvolvimento econômico e social de Dom Pedrito. “O volume de vendas no comércio, por exemplo, no último ano, praticamente dobrou”, testemunhou.

Também foram assinados contratos para início de obras do Laboratório de Reprodução Animal, ampliação da fábrica de ração, para estação de medição de energia e para a construção de um aprisco para ovinos. O deputado Afonso Hamm e a diretora do campus de Dom Pedrito, Nadia Bucco, também prestigiaram a solenidade.

Durante muito tempo, ocorreram reivindicações, em âmbito de Livramento, inclusive em emissoras de rádio, no sentido de que fosse instalado um curso de enologia no território santanense. Porém, Sant’Ana não foi escolhida para abrigar essa graduação.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.